FASE CONCELHIA DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


A primeira fase da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorreu em S. João da Madeira entre o dia 6 de janeiro de 2020 e o dia 11 de fevereiro de 2020, primeiro em cada escola e, depois, a nível concelhio, com alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O Plano Nacional de Leitura (PNL), que promove este concurso, aponta como objetivos estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora e as bibliotecas escolares, em parceria com os professores de português, tudo fazem para que os objetivos sejam atingidos e a leitura seja uma festa.

No dia 11 de fevereiro, os 24 alunos dos três Agrupamentos da cidade (6 de cada ciclo de escolaridade) prestaram provas organizadas pela Biblioteca Municipal. De manhã, responderam a um questionário de 20 perguntas sobre o livro lido, tendo sido eliminados dois alunos de cada ciclo; de tarde, os 16 alunos apurados subiram ao palco dos Paços da Cultura para representarem um momento do livro ou interpretarem uma personagem, tendo sido apurados 12 (três de cada ciclo) que irão representar o Município na fase intermunicipal que decorrerá em Gaia, no próximo dia 22 de abril.

Para este momento, todos os alunos leram livros do escritor David Machado, que integrou o júri juntamente com a vereadora da cultura, Dr.ª Irene Guimarães, e a coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, Dr.ª Isabel Pardal.
David Machado mostrou-se sensibilizado pela escolha dos seus livros e pelo convite para integrar o júri e elogiou o empenho dos alunos por participarem neste concurso, assim como "as magníficas interpretações das personagens em palco".
CINCO ALUNOS DO AGRUPAMENTO NA FASE INTERMUNICIPAL
Neste segundo momento do CNL, cada Agrupamento de S. João da Madeira teve 8 alunos  a participar e o Agrupamento João da Silva Correia congratula-se pois cinco dos seus alunos foram apurados para a fase intermunicipal: Leonor Fernandes e Francisca Alberto, 1º ciclo; Martim Pinho, 3ºciclo; Joana Monteiro e Nádia Castro, ensino secundário.






Do Agrupamento Serafim Leite foram, também, apurados cinco alunos para próxima fase e do Agrupamento Oliveira Júnior foram apurados dois alunos.

por, Ana Paula Oliveira, professora bibliotecária