CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2020


A 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 4 de outubro de 2019, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.
Este concurso tem como objetivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora e destina-se a alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. 
Por iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), o concurso desenvolve-se ao longo de quatro fases consecutivas:
Fase Escolar / Municipal – engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
O primeiro momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos; o segundo momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.
Fase Intermunicipal – congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.
Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.

No Agrupamento João da Silva Correia, as provas do CNL decorreram na semana de 6 a 10 de janeiro de 2020, tendo participado um total de 303 alunos: 164 do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos), 27 do 2.º ciclo, 50 do 3.º ciclo e 62 do ensino secundário.
Todas as provas tinham a mesma estrutura: 20 perguntas de escolha múltipla e uma de escrita (texto argumentativo) para desempate. Apenas no 3.º ciclo não houve necessidade de recorrer ao desempate. Nos restantes ciclos, foram vários os alunos que obtiveram classificação máxima (20 pontos) pelo que os seus textos foram lidos e apreciados para se proceder ao desempate. No entanto, os alunos mostraram estar à altura do desafio e deram respostas fantásticas às questões colocadas.
  • 1ºciclo, livro Um rapaz invulgar, de Don Brown:

“Entre os colegas de escola, Albert é um rapaz estranho”. Comenta esta afirmação.
  • 2ºciclo, livro O homem que plantava árvores, de Jean Giono:

“Depois da Segunda Guerra Mundial, o alpinista voltou à região. Resume, em cinco linhas, a emoção que sentiu.”
  • 3ºciclo, livro A terra de Ana, de Jostein Gaarder:

"Eu estive lá e vi as consequências da seca com os meus próprios olhos... Tive nos meus braços crianças a morrer... É muito doloroso, Ana. Não é a natureza que mata. Somos nós, os seres humanos.” (pág. 175) Num pequeno texto (máximo de 100 palavras), comenta esta frase da ativista Ester Antonsen.
  • ensino secundário, livro Os capitães da areia, de Jorge Amado:

“Pirulito (…) pede perdão a Deus tão bom (mas tão justo também…) pelos seus pecados e os dos Capitães da Areia. Mesmo porque eles não tinham culpa. A culpa era da vida…” (pág. 115)
Capitães da areia não é apenas uma história de meninos abandonados, é uma história de luta. Comenta esta afirmação, num máximo de 150 palavras.

A equipa das bibliotecas escolares mostra-se orgulhosa pelos resultados, que compensaram todo o trabalho que implica esta atividade, e agradece o empenho dos professores de português e dos diretores de turma que souberam motivar os seus alunos para a leitura dos livros selecionados. Além disso, dá os parabéns a todos os alunos participantes, pois todos são vencedores/ganhadores: venceram o desafio da leitura de livros que não são de fácil leitura; ganharam mais conhecimento, maturidade e espírito crítico.
O próximo momento vai decorrer na Biblioteca Municipal Renato Araújo, no dia 11 de fevereiro. Os alunos apurados (2 de cada ciclo) irão ler livros do escritor David Machado, o qual estará presente e fará parte do júri.
por, Ana Paula Oliveira, professora bibliotecária