OBJETIVOS
- Abordar os conteúdos de cada área do saber, associando-os a situações e problemas do mundo atual, numa apropriação efetiva dos conhecimentos assente nos princípios preconizados no
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (base humanista, saber,
aprendizagem, inclusão, coerência e flexibilidade, adaptabilidade e ousadia).
- Munir os alunos de múltiplas
literacias (leitura, escrita, tecnológica, informação e comunicação) que lhes
permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a
informação.
- Estabelecer elos de ligação
entre educação, cultura e ciência, comparando textos (em vários suportes) em
função de temas, ideias e valores numa lógica de saber e de saber fazer,
implicando a comunidade educativa num projeto de promoção da leitura através da
articulação com parceiros.
Tendo por base o documento “Perfil do aluno à saída da
escolaridade obrigatória”, numa lógica de articulação de saberes, este projeto
visa abordar vários conteúdos programáticos de forma a que os alunos os
associem a situações e problemas do mundo atual, numa apropriação efetiva dos
conhecimentos, desenvolvendo os princípios preconizados no referido documento.
Assim, com a literatura e o cinema como base do
projeto, através de uma seleção e da divulgação dos livros a ler e dos filmes a
ver, de acordo com os temas da História, da Filosofia, das Ciências, da
Literatura, da Geografia, das Artes, associando pesquisas biográficas aos
filmes, os jovens vão ler livros, ebooks (em português e
inglês), artigos da comunicação social e enciclopédicos, ver os filmes
realizados a partir dos livros, encontrar semelhanças e diferenças entre eles,
relacionar com os programas curriculares, opinar e debater os temas, escrever
opiniões críticas sobre os livros e sobre os temas, divulgá-los junto da
comunidade, para, assim, corresponderem às exigências do mundo atual, tais
como: terem uma visão alargada da sociedade em que vivem e dos desafios a que
estão sujeitos; desenvolverem a criatividade e o pensamento crítico;
desenvolverem competências de trabalho colaborativo e capacidade de
comunicação; terem respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania
plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo
debate democrático; desenvolverem competências de informação e comunicação (em
português e inglês).
Em suma, com os recursos e formas de comunicação
próprios da cultura dos millennials, pretende-se que estes adquiram
uma visão holística da aprendizagem e do saber e terminem a escolaridade
obrigatória aptos a continuar a aprendizagem ao longo da vida, como fator
decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social.
Leitura e expressão escrita associada à tecnologia:
Þ “Tweeta” as diferenças (ou não!): escrita em poucas palavras das
diferença(s), ou as semelhanças, entre o livro e o filme.
Þ Ler para escrever+: construção de uma revista online com textos
críticos, escritos pelos alunos, sobre os livros e filmes; redação de cartas a
uma personagem de um livro e publicação das cartas em ebook.
Þ Elaboração de booktrailers e publicação no Youtube.
Þ Ler para viajar+: publicação de marcadores no Google earth de acordo
com o espaço onde decorre a ação em cada livro: descrição do local com citações
dos livros.
Þ Ler para citar+: publicação das passagens mais sugestivas na página
do Facebook “Frases com sentidos” (https://bit.ly/2mnzBhc); envio, por SMS e/ou
Messenger, de frases curtas com pensamentos interessantes retirados dos livros;
publicação das citações em ebook, no final de cada ano do projeto
Þ Ler para ganhar+: participação no Concurso Nacional de Leitura (2019
e 2010)
Þ “Read for a change: be a reader of the world”: leitura em inglês e
partilha num projeto europeu
Expressão oral
-Tribunal dos livros: os alunos são advogados de defesa ou acusação de um
dos livros que leram, na presença dos pais e de um elemento da Direção – 2 a 4
alunos por cada turma do ensino secundário - Semana da Leitura (2019 e 2020)
-Tertúlias temáticas: uma vez por período (anos letivos 2018/19 e 2010/20),
os alunos discutem com os convidados (famílias, professores, parceiros) os
temas dos livros/filmes (um tema por tertúlia)
-Passagem de um dos filmes do projeto no Clube de Cinema com apresentação
do filme e do livro que o originou pelos alunos (uma vez por ano)
Leitura em voz alta
Ler às sextas: leitura semanal, Rádio Escolar, de passagens dos livros e/ou
das recensões críticas
Apresentação dos livros e leitura de algumas passagens na Rádio Local
Informédia (programa “Culturando”), 2/3 vezes por ano
Gravação áudio de passagens dos livros e publicação na drivecloud
Parceiros
¨ Direção do Agrupamento
¨ Direção do Agrupamento
¨ Associação de Estudantes
¨ Autarquia
¨ Associação de Pais
¨ Meios de comunicação social locais
¨ RBE de S. João da Madeira
¨ Universidade Sénior
¨ Outras bibliotecas
¨ Etwinning
http://bepaginasete.blogspot.com/
https://bit.ly/2mnzBhc
https://bit.ly/2ScOhhW
Site do projeto
Instagram
Twitter
Contacto das BE - biblioteca@aejsc.pt
Contacto das BE - biblioteca@aejsc.pt