HISTÓRIAS DA AJUDARIS '19

 “Histórias da Ajudaris” é um dos projetos da instituição de solidariedade social Ajudaris, com sede no Porto. É um projeto de solidariedade contra a pobreza e exclusão social em que crianças, professores e ilustradores solidários contribuem para que crianças carenciadas possam melhorar a sua vida. Assim, todos os anos é lançado um novo livro com o tema proposto. 
A apresentação do livro "Histórias da Ajudaris ‘19", com textos dos distritos de Aveiro, Guarda e Castelo Branco, decorreu na Casa da Criatividade, no dia 5 de novembro, num trabalho de parceria da RBE de S. João da Madeira e da Câmara Municipal. Na presença da vereadora da cultura, Drª Irene Guimarães, da diretora da Ajudaris Drª Rosa Mendes Vilas Boas, da presidente da Junta de Freguesia, Drª Helena Couto, e das direções dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira, sete turmas do primeiro ciclo dos três agrupamentos, com a coordenação das professoras bibliotecárias, apresentaram as suas histórias, de forma dramatizada, com o tema "17 objetivos do desenvolvimento sustentável". 
Através do tema, os alunos puderam refletir, em sala de aula, sobre os problemas que afetam o planeta Terra, tomando consciência do papel de cada um enquanto cidadão do mundo, e escrever sobre ele, desenvolvendo, desta forma, competências de escrita. 
E assim se faz escola! 




por, Ana Paula Oliveira, PB