HASTEAR DAS BANDEIRAS VERDES ECO-ESCOLAS 2017/2018




No dia 15 de novembro, a Escola Secundária e a Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Agrupamento João da Silva Correia hastearam com muita alegria as respetivas Bandeiras Verdes do Programa Eco-Escolas 2017/2018. Estas bandeiras foram atribuídas às Escolas pela ABAE em reconhecimento do seu trabalho realizado em prol do ambiente e da sustentabilidade. Toda a comunidade educativa foi desafiada a trazer, nesse dia, uma peça ou um acessório de cor verde, em sinal de reconhecimento da necessidade de construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.



Em ambas as escolas, tivemos a honra de ter a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Sequeira, acompanhado pelo Vice-Presidente, Dr. José Nuno Vieira, pela Presidente da Junta de Freguesia, Dr.ª Helena Couto e pela Engenheira do Ambiente, Vera Neves. Na Escola Secundária esteve também presente a Presidente da Associação de Pais, Dª Célia.
Logo pela manhã, no Auditório da Escola Secundária, iniciou-se a cerimónia com as boas vindas aos presentes, pela Coordenadora do programa Eco-Escolas, Professora Vanda Avelino. De seguida, tivemos o prazer de ouvir um dueto de flauta transversal e oboé, pelas alunas Filipa Pereira e Joana do 10ºA. Ouvimos depois uma leitura de excertos do livro “Terra Mãe” por alguns alunos do 8º ano. Esta apresentação foi coordenada pelas docentes Ana Sá, coordenadora do Clube das Ciências e Ana Guimarães, coordenadora do Grupo de Teatro. Depois de vários agradecimentos a todos os participantes no programa, por parte da Coordenadora, foi dada a palavra ao Presidente do Município que incentivou todos os presentes a terem ações diárias que contribuam para a sustentabilidade da Terra. Por fim, foi hasteada a bandeira verde no exterior, junto à entrada da Escola.
O dia na escola EB 2,3 foi comemorado no Polivalente, onde a Coordenadora da Eco-Escolas deu as boas–vindas e agradeceu a presença da autarquia e de toda a comunidade educativa. Agradeceu também a colaboração prestada, nestes últimos onze anos, aos colegas que trabalharam com os alunos na concretização das atividades do ambiente. De seguida, ouviu-se o “Hino da Alegria” apresentado por um quarteto de cordas e o Clube Oficina de Ciências mostrou uma pequena peça “Regressão Será a Solução?!”, que retrata os problemas ambientais atuais relacionados com os resíduos no mar, a poluição atmosférica, as catástrofes naturais e a extinção de vida no planeta Terra. Estes desequilíbrios nos subsistemas só serão evitados se todos tivermos a consciência na necessidade de reciclar.
Na entrada principal, o Presidente da Câmara Municipal também se dirigiu à comunidade, alertando para a mudança de comportamentos face aos fenómenos e catástrofes naturais, pois o Homem é o único destruidor do Planeta Terra.
De seguida, foi hasteada a bandeira ao som de uma música tocada por trompetes.
Vamos continuar a preservar o ambiente!