Decorreu na
escola sede do Agrupamento, no passado dia vinte e quatro de março, uma ação de
formação enquadrada no projeto Young
Volunteam com a presença das formadoras, vindas de Lisboa, Teresa e Vanessa
e dos alunos das turmas, 12º A, turma dinamizadora do projeto e do 10º F.
Este projeto,
organizado pela Caixa Geral Depósitos, em conjunto com a Sair da Casca, a
Entreajuda e o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Programa Juventude
em Ação da Comissão Europeia, está direcionado para os alunos do Ensino
Secundário tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a
prática do voluntariado enquanto expressão de cidadania ativa, procurando ao
mesmo tempo desenvolver através do voluntariado competências nos jovens em
diferentes eixos: inclusão social, educação, empreendedorismo, emprego e
cidadania.
Nesta ação
de formação inicial os alunos tiveram a oportunidade de contactar com
diferentes temáticas dentro do tema do voluntariado, bem como adquirir
conhecimentos para serem eles próprios a dinamizar um conjunto de 4 sessões junto
de escolas do Ensino Básico, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, assumindo desta forma a
responsabilidade de formarem os seus colegas mais novos.
As doze
alunas diretamente envolvidas neste projeto estão já a desenvolver esforços
para dar corpo e forma a uma ideia feliz! No seu projeto irão contemplar a
Cerci de S. João da Madeira e a Ani São-João. Na próxima 4ª feira, 2 de abril, irão
buscar à Ani São-João alguns cães que irão em passeio, até à Cerci. Aí o
objetivo será proporcionar o contacto desses cães com alguns dos utentes da
instituição. O que acreditamos que será uma experiência única.
No seu plano
de ação estão também programados ateliers
de pintura e música com utentes da Cerci. Recordamos que decorre neste momento
uma ação de recolha de material de desenho, que se destina a enriquecer as
atividades plásticas a desenvolver por este grupo de alunas que dá pelo nome
J.S.C. – Jovens Solidárias e Cooperativas.
Elas contam com o nosso apoio!
Young Volunteam – Dá mais ao mundo