"O MUNDO PERTURBADO DO CLIMA" - PALESTRA

No decorrer das Jornadas do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em finais de fevereiro de 2020, decorreu um debate no auditório deste agrupamento denominado “O Mundo Perturbado do Clima”, organizado pelo Clube Europeu JSC, sendo o palestrante o professor de físico-química Albino Faria Silva e, de entre os presentes, destaca-se a presença de todos os alunos do 10.º ano da escola. 
A palestra iniciou-se dando a conhecer que as alterações climáticas começaram já a afetar o nosso país e o palestrante, de seguida, explicou como é que se mede o tempo, como é que se faz uma previsão, o poder dos computadores e dos satélites na previsão e falou, também, de aspetos relacionados com a forma como a matemática é utilizada para fazer uma previsão meteorológica. 
O professor Albino começou por mostrar uma foto da previsão do tempo para os dias que se seguiam na nossa região. Prosseguiu, explicando a forma como os satélites permitem que tais previsões sejam atualizadas em tempo real e a importância dos computadores e dos cálculos para a mesma, falando, ao mesmo tempo, de como eram feitas as previsões em tempos mais antigos. Contudo, o professor passou a referir que “isto é o tempo em São João da Madeira, não é o clima em São João da Madeira, porque para estudar o clima e as alterações climáticas eu preciso de mais do que 30 anos”. O professor  explicou como é que o planeta Terra recebe a energia emitida pelo sol e a sua capacidade de absorver uma parte dessa energia e emitir outra parte para o espaço, relembrando que, caso o planeta Terra retenha demasiada energia, dará origem a fenómenos como o efeito de estufa. 
O professor Albino mostrou, ainda, a intensidade da radiação emitida pelo sol a partir de um gráfico e explicou a forma como as radiações se comportam tendo em conta o seu comprimento de onda, dizendo, também, que “o ser humano consegue descodificar exatamente as radiações de maior intensidade que o sol emite”. Por outro lado, o professor mostrou um gráfico sobre as janelas da atmosfera terrestre e as diferentes radiações que a atmosfera deixa passar e a forma de como as mesmas passam utilizando exemplos do quotidiano, como os telemóveis e elevadores, para explicar de forma mais clara a todos os alunos. 
Foi relembrado, igualmente, a todos os presentes da importância dos dados históricos para ver as alterações climáticas e a mudança que se tem vindo a observar ao longo dos anos através das comparações feitas entre os dados históricos e os atuais. Posteriormente, o professor referiu que, embora a Europa tenha uma enorme quantidade de satélites geridos pela EUMETSTAT que fornecem várias informações distintas em tempo real, as alterações climáticas coloca o Homem em sobressalto 
Foi referido o fenómeno do efeito de estufa, com alguns vídeos como exemplificação para que os presentes entendessem como são feitas as previsões através da matemática. 
A palestra terminou com uma reflexão sobre as coisas que cada um de nós pode fazer para contribuir para uma melhoria do estado das coisas, como a utilização de energias renováveis, o uso de transportes públicos e a construção de edifícios mais sustentáveis. 
Esta palestra e uma exposição foram ações de sensibilização que permitiram que todas as pessoas que as presenciaram pudessem entender melhor o que se está a passar no nosso planeta em termos de clima, podendo, ao mesmo tempo, compreender, de forma mais eficaz, as mudanças e elaborar possíveis soluções.

por Clube Europeu