NOS BASTIDORES DE HOLLYWOOD

“Nos bastidores de Hollywood” foi uma das muitas atividades desenvolvidas no Agrupamento de escolas JSC, no âmbito das Jornadas Culturais e Desportivas, que decorreram nos dias 20 e 21 de fevereiro. 
Mário Augusto, convidado pela Direção do Agrupamento, foi recebido na e pela Biblioteca Escolar, para estar à conversa com alunos de 11.º e 12.º anos, no dia 21 de fevereiro. 
Mário Augusto é o homem que, através dos programas de televisão que faz e dos livros que escreve, nos transporta numa viagem sedutora pelo universo fascinante da indústria cinematográfica. 
É natural de Espinho, jornalista de televisão, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. Coordena e apresenta o magazine de cinema da televisão portuguesa, Janela Indiscreta, por isso mesmo tem a sorte de conviver com as estrelas de cinema norte-americano e europeu (atores e atrizes, mas também realizadores), tendo feito mais de duas mil entrevistas. Produziu e realizou uma série de documentários sobre o século XX português e coordenou e apresentou diversos programas dedicados aos Óscares de Hollywood. 
Como autor de livros sobre cinema e de memórias tem publicado os livros Nos Bastidores de Hollywood: Histórias e Segredos das Estrelas de Cinema, Mais Bastidores de Hollywood: Histórias do Cinema e Outros Segredos das Estrelas (um livro inteiramente novo, com novos protagonistas e diferentes enquadramentos, onde não faltam histórias curiosas sobre a própria história do cinema.), Janela Indiscreta, onde selecionou as suas melhores entrevistas a 25 dos maiores nomes da indústria cinematográfica e ilustrado com caricaturas de André Carrilho, A Sebenta do Tempo: Manual de memória para esquecidos e Caderno Diário da Memória: Novos apontamentos da Sebenta do Tempo. 
Da conversa, retiramos alguns apontamentos. Mário Augusto é de opinião que “de uma má história nunca resulta um bom filme, uma boa história é sempre uma boa história”. E apresentou um pequeno vídeo, uma montagem de 50 filmes que ele considera os mais marcantes. Nesta sequência, foi possível detetar vários filmes que foram realizados a partir de bons livros, tais como, a saga Harry Potter, A vida de Pi, Precious, Branca de Neve e os sete anões… 
“Na base de um filme que nos toca há uma história. O cinema mostra retratos de vida e a nova vida é um cruzamento de histórias. O cinema reflete essa capacidade”. E são estas histórias que preenchem a vida deste apresentador de televisão que vive entre estrelas. Faz entrevistas há mais de 33 anos dedicadas ao cinema sendo que, em Portugal, não há tradição de jornalismo que só faça uma área. No entanto, a sua mensagem foi bastante incisiva: “Quando gostamos de alguma coisa temos de nos bater por ela. Lutar por isso e ser muito curioso. É preciso estar pronto para acumular conhecimentos.” 
A conversa discorreu, fluída, e a história do cinema foi passando por ali. Do cinema a preto a branco ao cinema a cores, do cinema surdo ao cinema sonoro, técnicas e truques de filmagens, tudo foi explicado por quem sabe. 
O encontro não poderia acabar sem que este especialista em cinema desse a sua opinião sobre os Óscares de 2020. E Mário Augusto não se fez rogado: “O filme Parasitas é um bom filme, mas não o melhor do ano. Para mim, o melhor filme é Era uma vez em Hollywood e o melhor realizador, Sam Mendes, em 1917”. 
Felizmente, Mário Augusto seguiu as palavras de Séneca e não ficou com todo este conhecimento só para si, o qual partilha com os seus leitores, espetadores e, hoje, com os alunos da escola secundária.

por, Ana Paula Oliveira, professora bibliotecária