A FADA ORIANA VEIO A S. JOÃO DA MADEIRA

Numa iniciativa da Câmara Municipal de São João da Madeira, as turmas do 5.º ano de escolaridade do AEJSC tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro, uma adaptação do conto A Fada Oriana, no dia 17 de janeiro, na Casa da Criatividade. 
A companhia de teatro do Bolhão representou a famosa história de uma fada chamada Oriana, escrita, em 1958, por Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta obra é uma das mais conhecidas desta autora e é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, para os alunos de 5.º ano. 
A história narra as peripécias de uma pequena fada que foi nomeada fada da floresta. Sendo esse o seu cargo, Oriana teria de ajudar todos os animais, plantas e pessoas que por ali passassem. Um dia, Oriana salvou um peixe que estava a sufocar e, logo, ele reconheceu que lhe devia a vida. Mas, no meio disso tudo, Oriana olhou encantada para o seu reflexo no rio. Achou-se a fada mais bonita do mundo e o peixe também a admirou. Oriana, feliz, foi consultar o espelho que lhe disse que uma parede branca e lisa era mais bonita do que ela. A partir desse momento, Oriana só se preocupou com o seu aspeto e com mais ninguém, até que perdeu as asas de fada. Só muito mais tarde, depois de salvar uma velha amiga é que a rainha das fadas lhe devolveu as asas e, assim, a floresta e quem lá vivia ficaram a salvo de tudo o que lhes pudesse correr mal. 

Na minha opinião, esta história aborda o facto de pensarmos ou querermos sempre que pensem que somos os melhores. No fundo, todos sabemos que é ao ajudar os outros que nos tornamos mais bonitos, mais ricos e melhores pessoas. Se não pensarmos só em nós, mas sim em quem nos rodeia, todos viverão mais felizes. 
Numa sala grande e confortável, os atores multiplicaram-se em muitas personagens coloridas, fascinando a plateia constituída por alunos e professores das escolas de São João da Madeira. 

por, Nádia Fernandes 5.º F