O
Clube Interação de Saberes da Escola Secundária, deu continuidade à
tradição e desafio de levar alunos do ensino secundário em visita de estudo a
um país de língua inglesa. As professoras Ana Eusébio, Isabel Gomes, Teresa
Lopes e Cristina Ferreira levaram a cabo atividades que permitiram que 32
alunos fossem à Escócia. Aproveitamos o momento para mais uma vez agradecer à
Direção do nosso Agrupamento, Drª Margarida Violante e à comunidade educativa
toda a colaboração prestada. Agradecemos também à Câmara Municipal ter
proporcionado aos nossos alunos a possibilidade de desenvolverem voluntariado
nos viveiros municipais.
Esta
visita de estudo, inserida no Clube Interação de Saberes e no âmbito do PEA,
realizou-se como corolário do trabalho desenvolvido nos dois primeiros períodos
do ano letivo, proporcionando momentos inesquecíveis aos alunos e professoras
que os acompanharam. A consolidação do estudo da língua inglesa, o contacto com
o património e diversidade geológica, biológica e cultural, bem como o respeito
pelas diferentes formas de ser e estar, foram os pontos que nortearam esta
atividade.
O itinerário
escolhido revelou ser bastante interessante, na medida em que nos permitiu
conhecer com alguma profundidade a cidade de Edimburgo, não só a nível
cultural, arquitetónico e das tradições, mas também a riqueza geológica e
diversidade museológica. Visitámos os locais e monumentos emblemáticos de
Edimburgo, a Princess Street, St. Giles Cathedral, o Castelo de Edimburgo,
o Royal Yacht Britannia e a Calton Hill. Para além disso, os nossos
alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos da língua
inglesa durante toda a visita. Beneficiaram igualmente de aulas interativas no
âmbito da Biologia, da Geologia e da Físico Química, ao visitarem os museus Dynamic Earth, National Museum of Scotland e a Camera
Obscura.
Ainda foi
possível uma saída de campo às Terras Altas e Lagos, com duração de um dia.
Durante o percurso, as professoras foram relembrando alguns dos conteúdos
programáticos abordados em sala de aula. Tivemos também a colaboração de uma
guia local, que ao longo do percurso foi dando explicações sobre a geologia e
biologia dos lugares por onde íamos passando. O percurso pelas Terras Altas da Escócia, com passagem pelas cidades
de Stirling e Fort William, pelo vale de Glen Nevis, por lagos com mitos e
monstros e por castelos de outros tempos, permitiu a contemplação de paisagens de
diversificada beleza e riqueza natural.
Este itinerário, que contemplou a visita à
cidade de Edimburgo e uma saída de campo às Terras Altas e Lagos, foi alvo de grandes
elogios por parte dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. As
aprendizagens consolidadas e/ou adquiridas foram para além da riqueza e
diversidade do património cultural, geológico e biológico do país visitado. Alunos,
professoras e encarregados de educação, foram unânimes em considerar que o
balanço é bastante positivo, tendo ultrapassado todas as expectativas. Em suma, considera-se ser esta uma experiência
única e memorável, uma oportunidade a oferecer às próximas gerações da nossa
escola, dando continuidade a um projeto de décadas.