Agrupamento promove palestra: “Distúrbio de hiperatividade e défice de atenção – discussão de dificuldades e estratégias”
No dia 13 de novembro de 2014, no âmbito do estágio
profissional da Psicóloga Mariana Amorim, realizou-se no auditório da Escola
Secundária, pelas 17.30, uma palestra intitulada
“Distúrbio de hiperatividade e défice de atenção – discussão de dificuldades e
estratégias”, dinamizada pelo Professor João Lopes da Universidade do Minho e dirigida
não só aos docentes do Agrupamento, mas também a todos aqueles que se
interessam por esta temática.
O orador destacou o facto de, tal como ficou patente num
questionário previamente aplicado aos professores, o défice de atenção ser a
principal preocupação dos docentes em relação a alunos com e sem défice de
atenção. Segundo o palestrante, tal deve-se ao facto de existirem demasiados
estímulos a competir entre si por atenção. Logo, quando um aluno está
desatento, na realidade está atento a outras coisas, sublinhando a necessidade
de o professor ser uma “luminária” capaz de chamar a atenção para si. Na atenção,
ainda segundo o professor, intervêm dois fatores: a competência e a vontade (é
um ato volitivo).
Neste contexto, referiu-se a importância das aprendizagens
serem bem consolidadas desde o início do percurso escolar, pois são a base
sobre a qual assentam todas as outras de maior complexidade. Assim, um aluno
que não tem conhecimentos – fundamentalmente ao nível do vocabulário – facilmente
“desliga” e tem sérias dificuldades em acompanhar qualquer matéria. Mais do que
com o défice de atenção em si, o orador manifestou preocupação com a falta de
conhecimento e a necessidade de sobre ela se intervir precocemente, atendendo
ao atual prolongamento da escolaridade obrigatória.
O orador
serviu-se de um discurso bem-humorado e fácil, que serviu para cativar a
atenção dos presentes, tendo mesmo arrancado várias gargalhadas, sem no entanto
retirar lugar à reflexão e à consolidação de informações transmitidas.