Sempre em busca da
melhor qualidade de ensino, no passado dia 16 de julho o Agrupamento reuniu todo
o corpo docente no auditório dos Paços da Cultura, para uma reflexão sobre a
avaliação interna deste primeiro ano de trabalho conjunto. Esta autoavaliação do
Projeto Educativo expressa, entre outros elementos, os resultados dos
indicadores de sucesso académico dos alunos e o grau de consecução dos
referenciais expressos no Projeto Educativo, de acordo com as respostas aos
questionários de satisfação da comunidade escolar.
Considerando os
diferentes campos avaliados, nomeadamente a qualidade organizacional, dos
recursos, da interação com a família e comunidade e da ação pedagógica,
salientam-se os resultados positivos alcançados nestes domínios.
No que se refere à
taxa de sucesso dos alunos, seja considerada a taxa de transição de ano ou de
sucesso pleno, esta situa-se sempre acima dos referenciais previstos do 1º ao
12º ano de escolaridade. A percentagem de alunos, por anos, que obtiveram média
superior ou igual ao nível 4, oscila entre os 30 e os 50%.
Analisada a avaliação
externa de que o agrupamento dispõe à data, regista-se que os resultados dos
testes intermédios realizados, foram sempre superiores à média nacional assim
como os resultados alcançados, pelos nossos alunos, nos exames de Português e
Matemática do 4º e do 6º ano.
No que diz respeito à
frequência das atividades extracurriculares, 53% dos alunos do agrupamento
frequentaram diferentes atividades (desportivas, teatro, clube de guitarras,
Eco-Escolas e interação de saberes….) notando-se a crescente interação entre as
diferentes escolas do agrupamento e os diferentes níveis de ensino. A título de exemplo, o clube de guitarras é frequentado por
alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade.
Finalmente, refere-se
o facto de 10 alunos terem integrado o Quadro de Mérito do Agrupamento e 140
alunos o Quadro de Excelência, espelhando este a excelência dos resultados
académicos.
Considerando que o
objetivo principal do Projeto Educativo do Agrupamento é o desenvolvimento
integral dos nossos alunos, aliando resultados escolares e formação pessoal, esta
autoavaliação mostrou ainda os domínios que devem ser considerados
prioritários, no próximo ano letivo. Deste trabalho, destacam-se os pontos
fortes no desempenho do Agrupamento, os resultados académicos acima da média
nacional e o cumprimento da quase totalidade das metas ambiciosas a que o
Projeto Educativo se propôs alcançar este ano.