Entre os passados dias 4 e 10 do presente mês, o Agrupamento recebeu
a visita de 16 professores e 19 alunos da Bélgica, Alemanha, Eslovénia, Polónia
e Turquia. Esta atividade integrou-se no projeto “Body & Soul” do Programa Europeu Comenius, sendo a terceira
mobilidade europeia efetuada desde o início do projeto. A língua de trabalho do
projeto é o Inglês e o público alvo, alunos do ensino secundário.
Para acolher os visitantes, o Curso Profissional de Técnico de Turismo levou a cabo a recuperação
do traje original do Rancho Folclórico
Laborânea, de acordo com fotografia da época da autoria de Carlos Alberto
da Costa, constante da obra “Memórias de
Tempos Idos”, de Levi Moreira da Costa. O projeto contou com o apoio da
Câmara Municipal e a colaboração da FEPSA, e da Universidade Sénior, e graças
ao Grupo Malisã, esta amostra do património sanjoanense permaneceu exposta no
átrio da escola ao longo de toda a semana. Os trajes serão cedidos ao Turismo
da cidade, logo que a seja definida a sua futura localização. Coube também ao Curso Profissional de Técnico de Turismo
a receção e acolhimento aos visitantes durante a sua estadia na escola, tendo
esta sido uma excelente oportunidade para os alunos porem em prática os conteúdos
que vão adquirindo ao longo do curso.
A abertura oficial do programa foi levada a cabo no
Auditório da Escola Secundária, pela Diretora do Agrupamento, Margarida
Violante e pela coordenadora do projeto, Maria Teresa Rowett, tendo a
apresentação do Agrupamento, da Escola Sede e breves dados sobre a cidade
ficado a cargo da equipa dos nossos alunos. Foi sublinhada a importância do Programa Comenius para o enriquecimento e
formação integral dos alunos, a real partilha de vivências interculturais no
seio familiar e todos os benefícios que daí advêm. No dia 6, as delegações
foram também calorosamente acolhidas no Salão Nobre da Câmara Municipal pelo
Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo e Dilma Nante, Vereadora da Educação.
O Presidente apresentou as características da cidade, destacando a indústria
como a sua grande mais valia enquanto fator de desenvolvimento e
competitividade, não deixando de referir o investimento na educação e formação
contínua, bem como a importância dada à cultura, como fatores de promoção da
nossa cidade. De forma cordial, demonstrou curiosidade pelas características
das regiões de proveniência de cada delegação, colocando aos seus
representantes algumas questões a propósito e tendo recebido algumas lembranças
por parte dos visitantes.
O grupo partiu depois para uma visita à E.B. 1 dos Condes
e E.B 2/3, de forma a ter no terreno uma visão mais concreta da noção do
Agrupamento. Na E.B.1, os visitantes foram recebidos pela coordenadora da
escola, Dulce Resende e pela professora de Inglês Patrícia Silva, tomaram
conhecimento da história da escola, visitaram o espaço conservado à época do
Estado Novo, e tiveram oportunidade de assistir a uma aula de Mandarim, projeto
anteriormente apresentado pelo presidente da Autarquia. Na E.B. 2/3, foi feita
também a apresentação e caracterização da escola pelas professoras Fátima Pires
e Isabel Troça. Houve lugar a um momento de descontração proporcionado por um
grupo de alunas do Ensino Integrado de Dança, que espalharam energia positiva ao
som da música “Happy”. No final do
dia, e já na Escola Secundária, a atividade aberta à comunidade “Aldeia portuguesa”, pretendeu recrear o
ambiente típico de uma festa popular, divulgando uma vez mais a nossa cultura e
património. Contou com a animação do Grupo
de Percussão dos Ecos Urbanos, dinamização de jogos tradicionais, exposição
de artesanato e elementos característicos da cultura popular portuguesa, e as
famílias e demais participantes requintaram nos contributos gastronómicos
apresentados. A atividade foi bastante participada, tendo-se registado cerca de
150 presenças entre professores, alunos e familiares. A Autarquia esteve
representada nas pessoas da Presidente da Junta de Freguesia, Dra Helena Couto
e do Vice-Presidente da Câmara, Dr. Rui Costa. Os visitantes mostraram-se
encantados com a atividade, tecendo os maiores elogios à afabilidade do nosso
povo.
Na escola, e para além das atividades fixas constantes da
estrutura do projeto, os alunos dos vários países foram a várias salas de aula
e apresentaram as suas escolas a turmas diversas, tiveram uma aula de abordagem
à Língua Portuguesa, uma de Física, outra de Geologia e ainda uma de TIC, onde
construíram um calendário com imagens relativas ao património dos seus países. Em
trabalho de oficina, foram desafiados a decorarem cada um o seu chapéu, que
levaram consigo como recordação da visita à nossa cidade. Foram-lhes
proporcionados momentos de convívio no final da tarde, ficando depois ao
cuidado das famílias de acolhimento. No sábado, dia 10, a despedida foi difícil
e a comoção apoderou-se dos alunos, quer visitantes, quer de acolhimento, tendo-se
prolongado alguns choros dos visitantes até à chegada ao aeroporto! Algumas
famílias de acolhimento convidaram os alunos acolhidos a voltarem no verão e
foi com essa esperança que muitos seguiram viagem de volta aos seus países. Foi
assim cumprido um dos princípios do Programa
Comenius, contribuir para a divulgação dos valores, culturas e línguas
europeias, partilhando simultaneamente boas práticas pedagógicas.