Atividade interdisciplinar de Biologia e Geologia/ Física e Química A
No passado dia 7 de Maio de 2013, a
nossa turma, 11ºB (curso científico-humanístico de ciências e tecnologias),
juntamente com a professora de biologia e geologia Cristina Ferreira e com a
professora de física e química A Margarida Alpoim, deslocou-se ao parque do rio
Ul para analisar um troço desse rio.
Apesar do mau estado do tempo, iniciamos as atividades com
uma visita à Estação de Tratamento das Águas (ETA) onde a Engenheira Patrícia e
o Engenheiro Pedro Costa nos explicaram o funcionamento da estação. Segundo
eles, a água provêm de 4 captações: poço Mestre, poço LNEC, furos das Travessas
1/2/3 e um furo de 40 metros. Posteriormente, a água é tratada com hipoclorito
e hidróxido de sódio, fica em repouso num tanque e é novamente adicionado
hipoclorito. A água é armazenada num reservatório na ETA e daí é enviada para o
reservatório destino (RM), que se localiza perto do parque Ferreira de Castro. A
partir do RM é distribuída pela comunidade de São João da Madeira.
Para além do tratamento da água, a
ETA tenta regularizar o caudal do rio através de dois sistemas de comportas. A
água fica retida numa albufeira com cerca de 30 000 metros cúbicos, evitando
inundações nas margens do rio mais a jusante. As comportas abrem quando o
caudal do rio é reduzido.
De seguida, percorremos um troço do
rio que atravessa o parque, de montante (mais próximo da nascente) para jusante
(mais próximo da foz), delimitando três locais de estudo. Depois,
deslocando-nos de jusante para montante, em cada um destes locais recolhemos
dados sobre caraterísticas físico-químicas como a temperatura da água, o pH da
água, a presença de nitritos; dados geológicos (ex: perfil transversal,
estabilização das margens, atividade geológica no leito); dados biológicos (ex:
tipos de fauna, respetivos habitats e flora). Recolhemos também uma garrafa com
água do rio em cada local para mais tarde se analisar o valor de pH da água a
25ºC no laboratório.
Durante a atividade verificamos a
presença de património etnográfico, nomeadamente um moinho, pontes e um pontão
e os impactes da ação antrópica no local. No meio de tanta ação, houve porém um
momento em que fechamos os olhos e simplesmente escutamos os sons dos seres à
nossa volta (patos-reais, pássaros, rãs,…) e o som da água e do vento.
Deste modo, pudemos dar continuidade
ao “Projeto Rios” desenvolvido inicialmente pelo antigo clube de ciências da
nossa escola.
Finalizadas as tarefas, juntamo-nos
todos no parque de merendas do rio Ul, fazendo um piquenique partilhado entre
os alunos e as professoras responsáveis, regressando depois à escola.
Esta atividade contribuiu para o
desenvolvimento do espírito de equipa, promoveu o convívio na turma e alargou
os nossos conhecimentos científicos sobre o que acontece às águas em São João
da Madeira e sobre a biodiversidade e a geologia do parque do rio Ul, um dos
melhores espaços verdes e de lazer da cidade.