PARLAMENTO DOS JOVENS

No dia 28 de janeiro de 2020 ocorreu a sessão escolar do Parlamento de Jovens na escola secundária João da Silva Correia, pelas 15h30, no auditório, este ano subordinado ao tema “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: COMO GARANTIR O RESPEITO E A IGUALDADE?” 
As duas listas concorrentes, A e D, levaram, conforme o resultado das votações dos alunos, 9 e 6 deputados, dos quais Francisco Brandão presidiu a mesa, Marina Sousa foi secretária e Filipa Cunha realizou a contagem do tempo, sobrando 7 deputados votantes da lista A e 5 da lista D. 
Do debate saíram as 3 medidas prontas para representar a escola na sessão distrital, sendo uma coligada e duas originalmente da lista A: 
1.Alteração lei n°112/2009, artigo 38, ponto 1, com vista a promover a obrigatoriedade de realização de consultas de psiquiatria ou psicologia durante um determinado período de tempo para os agressores condenados. 
2. Criação de duas novas casas de apoio a vítimas de violência doméstica da comunidade LGBTI, uma na zona centro e outra na zona sul para acolhimentos urgentes e de curta duração. 
3. Integração do tema "Violência Doméstica e no Namoro" nos projetos de domínio de autonomia curricular, no âmbito da Flexibilidade Curricular e na disciplina de Educação para a cidadania prevenindo situações futuras e desencorajando qualquer tipo de violência. 
As deputadas efetivas Mafalda Aguiar e Carolina Loureiro da lista A, e ainda, a deputada suplente Beatriz Lopes, da lista D, foram eleitas para a fase distrital. 
Para presidente da mesa dessa mesma fase foi eleita a aluna Beatriz Brandão, da lista A. 
A sessão distrital acontecerá no dia 24 de março em Arouca, pelas 09:00. 

por, Beatriz Lopes, 10ºA