DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


No dia 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data tem como principais objetivos chamar a atenção para os assuntos relativos à deficiência e mobilizar a sociedade para a defesa dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência, física ou mental, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo. Atentos a esta comemoração, o Agrupamento JSC realizou um leque de atividades com diferentes ciclos de ensino e diversas turmas.
Assim, no 1º CEB houve sessões de brainstorming e na turma do 2ºA das Fontaínhas foi visualizado o filme “O Pequeno Trevo” e feito um debate sobre a “Diferença”, tendo como base o chavão “Todos diferentes, todos iguais”. Foram entregues, a cada aluno, cartões com diferentes imagens de pessoas com alguma deficiência, onde cada um deveria completar a frase “E se eu fosse… “com vista à elaboração de um cartaz. Em casa, no desenho de um trevo, cada aluno com a sua família, deveria escrever mensagens de inclusão nas suas 4 pétalas, sensibilizando, desta forma, também a comunidade.
Na escola básica e secundária de SJM, o 5º G, 9º E e H tiveram a oportunidade de vivenciar várias atividades. Os alunos, à entrada da sala de estudo, colocaram uma venda nos olhos e através do tato e, depois do gosto, foram descobrindo os alimentos que estavam em cima da mesa. Foi uma forma diferente de partilhar o lanche.
No ginásio, experimentaram o boccia e também jogaram basquetebol e voleibol sentados numa cadeira, assim como fizeram um percurso de olhos vendados. Nestas ações, participaram vários alunos com diferentes deficiências, que fazem parte deste agrupamento.
Os alunos do 6ºE entrevistaram a Dra. Marta Perestrelo, diretora do Centro de Acolhimento Temporário de São João da Madeira, e a professora Fernanda Lima, docente da Educação Especial. Os alunos entrevistaram estas pessoas, que lidam diariamente com uma, colega da turma, que necessita de cuidados especiais, quer na escola, quer em casa, pretendendo, assim, ter um conhecimento mais preciso dos seus sonhos, das suas vivências, de como é o seu dia a dia, enquanto criança com mobilidade reduzida.
No final da sessão, os alunos ficaram a perceber que as pessoas, embora sejam todas diferentes, devem ser respeitadas e tratadas da mesma forma.
Na ESJSC, os alunos da turma do 9º B assistiram ao filme “Wonder” e fizeram um lanche vendado. Acima, de tudo, puderam perceber que cada um é único na sua individualidade e também “extraordinário”, apesar de alguma limitação que possa ter.
Foi, ainda, solicitado aos alunos que, ao longo deste ano letivo, pudessem ter ações positivas que os diferenciasse na sala de aula, na escola, em casa e na comunidade, tendo sido distribuídos cartões com essa informação. Pretendeu-se, neste dia, sensibilizar, mais uma vez, os alunos para a aceitação e integração das pessoas com deficiência ou limitações.
Alguns alunos envolvidos nas atividades dão o seu testemunho e revelam como foi comemorado este dia:
"Hoje o dia foi diferente porque andámos a fazer jogos adaptados. Para mim, foi o melhor dia de sempre porque fui chefe de um grupo, no Pavilhão. Depois, na Sala de Estudo, estivemos a tentar comer com vendas nos olhos e foi divertido. Havia pizza, batatas fritas, pipocas e bolo de chocolate…uma delícia!
Se eu fosse deficiente, seria uma grande tristeza dentro de mim e gostaria que os outros me tratassem com carinho. Se eu tivesse um amigo deficiente, tratava–o com muito amor e carinho e queria o melhor para ele." Nuno Monteiro Soares, 10ºF

"Hoje, na EBS de São João da Madeira, realizaram-se muitas atividades relacionadas com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, onde muitos jovens participaram e um deles fui eu. Jogámos bocia, basquetebol, voleibol sentado e o circuito de olhos vendados. Do que eu mais gostei foi do circuito de olhos vendados onde também ajudei outros alunos.
Na minha opinião, é difícil ter uma deficiência como ser cego, mudo, não ter pernas, ser surdo. No lugar deles, sentir-me-ia mal porque veria os outros bem de saúde e eu estaria mal.
No final das atividades houve um lanche de olhos vendados onde os jovens se viram com dificuldades, mas todos gostaram e foi divertido colocarmo-nos na posição de outros para sentirmos melhor o que eles passam." Diogo Rodrigues, 9ºF
 "Pessoas que nascem com pequenas diferenças não devem ser discriminadas, apenas precisam de ter o auxílio de alguém. E foi por isso que a nossa escola nos tentou mostrar, com alguns desportos, como é ser cego, paraplégico, ter dificuldade de locomoção..." Joana Fernandes, 6ºA