TEENS AND CONSUMERISM" - SONDAGEM

No âmbito da disciplina de Inglês e do módulo 7 “Teens and consumerism”, a turma G do 12º ano, do curso profissional de mecatrónica automóvel, elaborou inquéritos que aplicou a amostras representativas das turmas de todos os anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira. 
Dentro do tema referido, e para auscultar sobre os hábitos de consumo dos alunos, os inquéritos versaram temas como as redes sociais, equipamento desportivo, férias, centros comerciais, alimentação, bebidas, jogos, compras em geral e até as recentes garrafas de água reutilizáveis oferecidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira. 
Além de salientar e agradecer a colaboração de alunos e docentes na aplicação dos inquéritos, realça-se igualmente as conclusões extraídas do tratamento dos dados obtidos. Há preferência pelos centros comerciais em detrimento do comércio on line na hora de fazer compras e uma clara preferência pela aquisição de vestuário. As raparigas passam mais tempo nos centros comerciais do que rapazes, gastam mais na globalidade, mas os rapazes adquirem bens mais dispendiosos, tal como calçado desportivo de marcas internacionais reconhecidas (o calçado desportivo é mesmo o bem mais adquirido, no que a artigos desportivos diz respeito) e artigos de tecnologia. Assim, também é compreensível que um maior número de rapazes do que de raparigas jogue videojogos e que os preferidos sejam jogos de ação. 
No que concerne a hábitos alimentares, as raparigas revelam uma maior preocupação com a alimentação e que esta seja saudável. No entanto, também são as raparigas, em maior percentagem, que revelam maior propensão para o consumo de bebidas alcoólicas, em detrimento dos rapazes. 
As garrafas reutilizáveis foram aceites por todos os inquiridos, que afirmam usá-las com regularidade, apesar da maioria a ter aceitado pela sua gratuitidade e não tanto por reconhecer a sua utilidade e pertinência… 
Na hora do lazer as redes sociais ocupam um tempo significativo do dia, entre uma a três horas diárias, sobretudo no período da tarde e com o Instagram e o Snapchat no topo das preferências. 
Viajar nas férias é do agrado da maioria dos inquiridos, que afirma fazê-lo uma vez por ano, com a família e maioritariamente dentro do país. 
E, assim, vamos trabalhando e refletindo, num tempo em que o ter ganha terreno ao ser, o que urge combater… 
 por Carla Oliveira, profª de Inglês