26 DE SETEMBRO - DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS II

 Com a globalização e as crescentes migrações e viagens além-fronteiras, a população mundial tem cada vez mais necessidade de aprender línguas novas para comunicar entre si. 
A aprendizagem de novas línguas enriquece substancialmente o nosso conhecimento e a nossa capacidade de comunicação podendo abrir portas profissionalmente e facilitar a integração num país que não fale a nossa língua materna. 
No meu ponto de vista, o conhecimento de novos idiomas é muito benéfico para negócios internacionais ou visitas turísticas. Se falarmos o idioma do país que visitamos não nos sentiremos perdidos e saberemos satisfazer as nossas necessidades. 
Ser poliglota, na minha opinião, não tem desvantagens, mas o processo para uma pessoa se tornar poliglota pode ser dispendioso, devido a diversas aulas de línguas, e, certamente, será necessário “gastar” algum tempo no seu aperfeiçoamento. 
Em suma, penso que ser poliglota só traz vantagens, apesar de ser necessário trabalho e esforço para o aperfeiçoamento da nossa capacidade linguística. A comunicação com pessoas estrangeiras e o encontro com outras culturas só trazem muitos benefícios. 

Texto de opinião, por Martim Costa, 10.ºA