Agrupamento Vence Fase Nacional do Prémio Óscar Romero

O Prémio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero" pretende promover projetos de promoção de valores de tolerância e de capacitação de jovens para intervir em contextos de exclusão.
Na sua terceira edição, em 2019, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM, com a colaboração do Ministério da Educação e da Comissão Nacional da UNESCO, reconheceram o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, de São João da Madeira, como vencedor nacional (escalão A), pelo que a sua coordenadora estará presente no México, em novembro próximo, onde será divulgado o prémio final. Nesta altura, as experiências vencedoras em cada país serão escolhidas por um júri de nível regional (fase internacional). Os vencedores receberão US $ 5.000 para investir nas iniciativas apresentadas.
O projeto “Por um mundo mais tolerante” é uma experiência que está a ser desenvolvida em contexto curricular e extracurricular, sendo uma parceria entre projetos, clubes e bibliotecas escolares do Agrupamento João da Silva Correia e procura desenvolver valores de tolerância, respeito pela diferença, amizade/afetos, inclusão, combate à discriminação, defesa da igualdade de género e promoção da paz através de atividades múltiplas. De entre estas atividades destacam-se as seguintes: elaboração do mural pela tolerância (com a participação do artista Diego Manjate), representações teatrais (nomeadamente peças de teatro criadas pelo clube de teatro), Festival de Música pela tolerância, Musical “Entre dois mundos” (com texto, músicas e encenação originais), palestras/tertúlias, partilhas de livros e leituras, oficinas de escrita criativa (que resultaram numa manta de retalhos com textos sobre os afetos e num ebook com textos sobre a paz e a discriminação racial), intercâmbios com escolas estrangeiras e viagens culturais (nomeadamente a Auschwitz).
Ana Paula Oliveira, professora bibliotecária