ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA EM FRANÇA

Como já vem sendo tradição, o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia voltou a proporcionar aos alunos de 9ºano uma viagem memorável a França, organizada pelo grupo de Francês, que decorreu de 1 a 6 de julho de 2019.


As badaladas das seis horas da manhã assinalaram a partida de 102 alunos e 10 professoras das escolas secundária e EB2/3, numa excitação pela previsão de uma semana animada e cheia de aventura. Era grande a expectativa de muitos alunos que, pela primeira vez, iriam descobrir recantos deste magnífico país cuja língua e cultura estudaram durante três anos.
Durante o percurso, o grupo teve a possibilidade de conhecer as paisagens que os imensos quilómetros mostraram e de descobrir locais incríveis.
Em Poitiers, o parque temático Futuroscope (parque europeu da imagem) com atrações baseadas em suportes multimédia, técnicas cinematográficas, audiovisuais e robótica do futuro, ofereceu adrenalina, conhecimentos e diversão. O grupo deu um autêntico mergulho no futuro através de experiências 3D, assentos animados, efeitos de velocidade, viagens espaciais, culminando com um surpreendente espetáculo noturno.
            A belíssima zona do Loire e um dos seus famosos castelos, Chenonceau (mantido e embelezado pelas mulheres que lá viveram), assim como a doce cidade de Amboise, com as suas casas trogloditas e o solar Clos Lucé, construído no século XV (onde viveu e morreu Leonardo da Vinci) permitiram encher os olhos de beleza e respirar pureza.
A viagem prosseguiu para norte, até Paris, a cidade mágica. Calcorreando ruas e avenidas, o grupo viajou no Sena, visitou o museu do Louvre, o Sacré-Coeur, a Place do Tertre, misturando-se com os artistas, subiu à Torre Eiffel. Numa rápida viagem panorâmica pela cidade, ainda houve tempo para observar o exterior do Panteão, da mais famosa universidade de Paris (La Sorbonne), do bairro de Saint-Germain-des-Près, da Catedral Notre-Dame, do Centro Beaubourg/Georges Pompidou, do Arc du Triomphe e para atravessar os Campos Elísios.
E o momento mais esperado chegou, com os jovens excitadíssimos por poderem passar um dia inteiro no feérico parque Disneyland Paris onde a adrenalina voltou a inundá-los.
E assim se passou uma semana incrivelmente rica, repleta de experiências multissensoriais, aprendizagens, diversão pura e convívio que, com certeza, ficará gravada para sempre nas suas memórias!

Ana Paula Oliveira (professora acompanhante) e docentes do grupo de Francês