SEMANA DA TERRA NA EB2/3 DE S. JOÃO DA MADEIRA


Na semana de 25 a 29/março, no âmbito do Projecto Educativo Municipal e do Projeto Eco-Escolas, decorreram na Escola EB 2, 3 várias atividades relacionadas com o planeta Terra, nomeadamente as seguintes: exposição de trabalhos, declamação de poemas, workshop “A Água e a Saúde Pública”, apresentação do projeto “D-Noses”, plantação de árvores de fruto e ações educativas sobre plasticologia marinha.


No dia 27, os alunos puderam assistir a um workshop dinamizado pela Engenheira Vera Neves, da Câmara Municipal de São João da Madeira, e outros convidados que aproveitaram a ocasião para falar da água e da sua importância para a saúde pública. A água é o composto mais abundante do corpo humano, é um elemento essencial para a vida, e a sua importância revela-se ainda mais em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.
A apresentação do projeto “D-Noses” ficou igualmente a cargo da Engenheira Vera Neves e contou com a participação de alunos do 6.ºA na realização da atividade “Safari dos Odores”.
Neste dia, todas as turmas do 5.º e 6.º ano tiveram ainda a oportunidade de plantar uma árvore de fruto no espaço da horta escolar, tornando este lugar ainda mais agradável e saudável.
Nos dias 28 e 29, decorreu uma ação sobre “Plasticologia Marinha”. A convite da Professora Carla Oliveira (Coordenadora do Eco-Escolas), deslocou-se à escola gratuitamente Arthur Veronez (biólogo marinho do Oceanário de Lisboa), o qual proporcionou a todos os alunos do quinto ano e respetivos professores uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Dinamizando a ação com momentos de diálogo, visualização de pequenos filmes e atividades mais práticas, Arthur procurou chamar a atenção para a temática da poluição nos oceanos e sensibilizar os presentes para a problemática dos plásticos na água e dos microplásticos presentes na cadeia alimentar. A ação foi muito bem acolhida e os convites para voltar à escola e proporcionar a outras turmas esta experiência repetiram-se. Arhur Veronez não deixou também de dar os parabéns à instituição escolar. No seu trabalho de campo, já visitou mais de 60 escolas e esta é seguramente aquela que tem mais ecopontos. Agradou-lhe ainda o facto de ter espaços naturais bem cuidados, onde os alunos podem usufruir do ar livre.