Concerto “O Colecionador de Paisagens” - 2º Ano da EB1 de Casaldelo

Autarquia ajuda a realizar Sonhos dos alunos      


Na passada sexta-feira, 29 de março, a turma do 2º Ano da EB1 de Casaldelo realizou uma visita de estudo à Casa da Música no Porto. 




Esta visita resultou do prémio atribuído, à turma, pela Junta de Freguesia, ao abraçar o desafio lançado, no âmbito do 11º Encontro Internacional de Ilustração, permitindo aos nossos alunos mergulharem no mundo do trabalho piscatório. Era grande o entusiasmo!
Assim, ao percorrermos as águas da Ria de Aveiro onde o barco moliceiro exibe as suas linhas e cores, pegámos na canastra que a peixeira carrega à cabeça e na rodilha que alivia o peso do peixe e, explorando materiais e técnicas, num trabalho de equipa, os alunos da turma criaram uma peça que integrou um belíssimo painel da Exposição das Escolas.
Foi este prémio que nos deu a oportunidade de continuar a mergulhar, agora, no mundo da arte e da cultura, assistindo ao espetáculo “O Colecionador de Paisagens”, na referida Casa da Música no Porto. Com danças, jogos de malabarismo, sombras chinesas e muitas outras surpresas os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com a música do século XX. Enquanto seis músicos interpretaram obras inspiradoras, o Colecionador de Paisagens gravava esses sons durante o concerto e ajudava a relacioná-los com os sons que nos rodeiam.
"O Colecionador de Paisagens", é um concerto que apresenta o mundo da música de forma didática, onde as crianças aprendem a ouvir, compreendem e apreciam produções artísticas e musicais.
Sentimo-nos felizes por ter realizado o trabalho e ainda mais felizes por ter ganho o prémio.
É um orgulho fazermos parte de uma escola, que tem o apoio e o incentivo da Autarquia. As oficinas da Ilustração são momentos de excelência em sintonia com as Bibliotecas Escolares palco de criatividade e de promoção dos livros, da leitura e da arte.
Um bem-haja, à Junta de Freguesia pela iniciativa “Encontro Internacional de Ilustração” que projeta não só os ilustradores, mas os sonhos dos alunos do concelho de S. João da Madeira.
                                                                                              Alunos de 2º Ano 
EB1/JI de Casaldelo