Projeto D-Noses - Sessão "Odores vs Poluição Atmosférica" na EB2/3



Nos dias 19 e 21 de fevereiro, no âmbito da Educação Ambiental, decorreram sessões sobre “Odores vs. Poluição Atmosférica”, destinadas às turmas do 6.ºA, 6.ºB, 7.º F e ainda ao Clube de Ciência da EB2/3.




Este projeto tem como base a participação pública para o registo dos odores e a sua classificação mediante o grau de incomodidade.
As sessões foram dinamizadas pela Engenheira Vera Neves, da Câmara Municipal de São João da Madeira e os alunos tiveram oportunidade de trabalhar o tema, numa vertente prática, tornando-se percetível a dificuldade inerente à classificação de um odor e o seu grau de incomodidade, assim como distinguir poluição atmosférica de odor, identificar diferentes tipologias de odores e classificar tendo por base uma escala específica.
Aos alunos foram-lhes dados meios e conhecimentos que lhes permita usar a plataforma digital de registo que se encontra a ser desenvolvida a nível europeu, incentivando-os a participar e a promover a ação em toda a comunidade educativa.




A visita de estudo que, entretanto, se promoverá, à central de compostagem da Lipor, será destinada a alunos, professores, funcionários e encarregados de educação,  será uma oportunidade para observar e ficar a conhecer um caso de boas práticas nacionais de controlo de odores.
A Coordenadora Eco-Escola,
                                                                  Carla Oliveira