JORNADAS JOÃO DA SILVA CORREIA


As Jornadas João da Silva Correia decorreram nos passados dias 28 de fevereiro e 1 de março na Secundária e na EB2/3 e pretenderam promover o contacto com diversos saberes noutros contextos que não o da sala de aula. Assim, o Agrupamento abriu portas e mostrou que é um espaço de qualidade em que as atividades intelectuais, culturais, desportivas e lúdicas se complementam e pretendem contribuir para a formação de cidadãos ativos, informados e responsáveis.
Das atividades desportivas às palestras, das exposições às atividades experimentais, dos jogos matemáticos aos apenas lúdicos, inúmeras foram as propostas que envolveram pessoal não docente, alunos, professores, famílias e a comunidade em geral.
Na Secundária, na manhã dia do 28, as atividades direcionaram-se para o desporto com a realização das Mini Olimpíadas no Pavilhão das Travessas. Já as da parte da tarde, incluíram diversas palestras, atividades laboratoriais, workshops, entre outras, tendo culminado com a inauguração, na Biblioteca, da exposição de fotografia de Rui Apolinário. Esta inauguração contou com a presença, entre outros, para além do autor, do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.
Na EB2/3 os alunos puderam participar, ao longo do dia, em atividades muito diversificadas que incluíram, entre muitas outras, concursos, um recital e um concerto musical.
Na sexta-feira, dia 1, da parte da manhã, foi a vez dos alunos do 4º ano das EB1 do Agrupamento e dos alunos da EB2/3 participaram nas Mini Olimpíadas, no Pavilhão das Travessas. Neste dia, a comunidade escolar, teve, também, a oportunidade de degustar um “English Breakfast” na Secundária, e de ao longo do dia assistir a diversas palestras, ao visionamento de filmes, bem como de participar em jogos educativos e atividades laboratoriais.
Nos dois dias, os alunos puderam contactar com atividades realizadas no âmbito da oferta formativa do Agrupamento, ao nível dos cursos profissionais, nomeadamente de Operações Turísticas e de Mecatrónica Automóvel.
Salienta-se também, inseridas no programa das Jornadas, a realização de visitas de estudo a diversas instituições inseridas no Turismo Industrial e à Qualifica.
As Jornadas culminaram, na sexta à noite, com a apresentação da peça “Intermitências da Cegueira”, nos Paços da Cultura, pelo grupo de teatro do Agrupamento, Lua Nova e vários convidados. Esta peça resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, estando inserida no Erasmus +, Projeto Yard, com o objetivo de promover atitudes proactivas dos jovens no combate à marginalização.
O envolvimento e entusiasmo dos alunos foi bem visível nestes momentos e, com certeza, todos tiveram oportunidade de vivenciar experiências novas e enriquecedoras, que lhes proporcionaram situações de aprendizagem significativas.
Só com o contributo de cada um de nós, dia após dia, é que é possível fazer desta Escola um local de referência e excelência, onde se promove conhecimentos e valores, onde crianças, jovens e adultos gostam de Estar, Conviver, Aprender.
Aproveitamos este espaço para também dar uma palavra de apreço e gratidão a todos aqueles que dão o seu melhor para que tudo isto seja possível.