Ação de sensibilização para a importância da floresta na Secundária


No âmbito das comemorações do  Dia Internacional das Florestas, realizou-se no dia 21 de março, no auditório da Secundária, uma ação de sensibilização para a importância da floresta. A sessão decorreu no âmbito do lançamento de uma campanha institucional promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em colaboração com a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).
A Secundária foi uma das cerca de cem de escolas do país escolhidas para o lançamento da campanha, em virtude da participação desta no programa Eco-Escolas, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O objetivo da sessão foi sensibilizar e informar os alunos do Secundário sobre os assuntos da floresta, bem como promover o debate sobre a temática. A partir de um filme produzido pelo ICNF, em que há quatro protagonistas, um mocho, uma cabra ibérica, um lince e uma águia, os alunos foram desafiados a discutir a floresta e os valores que nela residem. No decorrer da sessão os alunos foram também convidados a entrarem num jogo interativo, onde os animais são associados a qualidades dos humanos: sabedoria, determinação, garra e confiança.