Avançar para o conteúdo principal

Interculturalidade - 7º G


      Nós somos a Inês, a Laura, a Rita e a Sofia, da turma 7ºG, da EB 2,3 de São João da Madeira e juntámo-nos ao Jornal do Agrupamento.
     No primeiro período, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, refletimos sobre a interculturalidade e as diferenças religiosas.
Esperemos que gostem!!!

                      Interculturalidade

O que é?

A interculturalidade diz respeito às diferenças religiosas e culturais entre as pessoas. Assim, é importante respeitar estas diferenças e acolher novas culturas. As diferenças culturais enriquecem o país social, económica e culturalmente.
Em Portugal, existem pessoas de várias culturas, religiões e países, apesar de a maioria da população ser cristã. O conceito de interculturalidade e aceitação de outras religiões é bastante recente, mas já anteriormente, muitos defendiam este conceito.


Diferenças religiosas

     As religiões apresentam diferenças entre si, porém têm, também, aspetos em comum. Por exemplo, o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo apresentam características idênticas, tais como:

- Cultura: monoteísta;
- Deuses: único Deus que representa toda a verdade;
- Crenças: acreditam na vida após a morte e, para a alcançar, terão de enfrentar uma espécie de “julgamento” com base na sua vida;
- Livros sagrados: todos possuem um livro sagrado e todos falam do Antigo Testamento;
- Profetas: todos têm profetas que anunciam a palavra de Deus;
- Obrigações: todos têm leis, cerimónias a cumprir e deveres, como ajudar os outros e rezar;
- Lugares de culto: todos têm um lugar de culto próprio.





Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.