Clube de Ciências em Ação


O Clube de Ciências conta, neste momento, com alunos do 8º e 9º anos de escolaridade. Funciona às sextas-feiras, das 13:30h às 14:20h e tem desenvolvido várias atividades interessantes para aqueles que gostam de ir à descoberta, que têm um espírito científico e que aceitam novos desafios, pondo-os à prova … Eis algumas das atividades já desenvolvidas neste ano lectivo:

Uma viagem pelo mundo oculto….
 
 
Nesta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a manusear o microscópio ótico e de observar tecidos vegetais, tecidos animais e seres vivos unicelulares e macroinvertebrados que habitam a água de um lago.



Outono…. hora de aplicar as técnicas da poda e da estacaria.


Os alunos foram convidados a realizar a poda das hortênsias da escola e aplicar a técnica de estacaria, que consiste em espetar os ramos resultantes da poda em alguns espaços escolares. Devido à capacidade das células vegetais se dividirem e se diferenciarem, a partir da estaca, obter-se-á uma planta adulta.

Que influência terá a luz na germinação e desenvolvimento de uma planta?

 

Nesta atividade experimental utilizámos feijões. Estas sementes foram postas a germinar em diferentes condições de luminosidade. Eis os resultados …

À procura de microrganismos...
 
Fomos à procura de microrganismos… onde encontrá-los? No chão, nas mãos, na boca, na água da torneira? Para isso preparámos o meio de cultura onde os supostos microrganismos, se aí forem introduzidos, encontrarão as condições ideais para se desenvolverem.


Saída de Campo ao parque do Rio Ul – Projeto Rios

           Realizou-se a primeira saída de campo no âmbito do Projeto Rios e em parceria com a Eco-escolas. Os alunos tiveram a oportunidade de olhar para o parque com outros olhos e adotar um troço do Rio Ul para realizar ao longo do ano a sua monitorização.