QUATRO PRÉMIOS DE ESCRITA EM 77 PALAVRAS PARA O AGRUPAMENTO



Durante o ano letivo transato, decorreu, a nível nacional, um concurso de escrita criativa em 77 palavras exatas, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) com o tema “discriminação racial”.


Chegaram a concurso cerca de 560 trabalhos, entre eles 17 do Agrupamento João da Silva Correia, de alunos de 4º, 6º, 8º, 10º, e 11ºanos e ainda das professoras Ana Paula Oliveira e Helena Freire que, tendo concorrido com dois textos cada uma, incentivaram e acompanharam os alunos participantes na criação dos seus textos.
No passado dia 17 de dezembro, na presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da Secretária de Estado para a Cidadania, Rosa Monteiro, foram divulgados os premiados: um primeiro lugar para a aluna Filipa Almeida (1ºescalão) e três menções honrosas para as alunas Isabel Gonçalves (2º escalão), Bruna Gomes (3ºescalão) e professora Ana Paula Oliveira (4ºescalão).
A participação nesta atividade, além de permitir o desenvolvimento de competências de escrita, foi, também, um exercício de cidadania, uma forma de fazer olhar o mundo e de promover a interculturalidade e o combate à discriminação racial.
O ACM pretende, em breve, publicar um livro com todos os textos premiados bem como divulga-los em plataformas digitais, em redes sociais e no blogue http://77palavras.blogspot.pt da autoria da escritora Margarida Fonseca Santos, mentora do projeto “Histórias em 77palavras”.