Projeto de Leitura L.O.V.E.R.


OBJETIVOS
- Abordar os conteúdos de cada área do saber, associando-os a situações e problemas do mundo atual, numa apropriação efetiva dos conhecimentos assente nos princípios preconizados no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (base humanista, saber, aprendizagem, inclusão, coerência e flexibilidade, adaptabilidade e ousadia).
- Munir os alunos de múltiplas literacias (leitura, escrita, tecnológica, informação e comunicação) que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação.
- Estabelecer elos de ligação entre educação, cultura e ciência, comparando textos (em vários suportes) em função de temas, ideias e valores numa lógica de saber e de saber fazer, implicando a comunidade educativa num projeto de promoção da leitura através da articulação com parceiros.

    Tendo por base o documento “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”, numa lógica de articulação de saberes, este projeto visa abordar vários conteúdos programáticos de forma a que os alunos os associem a situações e problemas do mundo atual, numa apropriação efetiva dos conhecimentos, desenvolvendo os princípios preconizados no referido documento.
      Assim, com a literatura e o cinema como base do projeto, através de uma seleção e da divulgação dos livros a ler e dos filmes a ver, de acordo com os temas da História, da Filosofia, das Ciências, da Literatura, da Geografia, das Artes,  associando pesquisas biográficas aos filmes, os jovens vão ler livros, ebooks (em português e inglês), artigos da comunicação social e enciclopédicos, ver os filmes realizados a partir dos livros, encontrar semelhanças e diferenças entre eles, relacionar com os programas curriculares, opinar e debater os temas, escrever opiniões críticas sobre os livros e sobre os temas, divulgá-los junto da comunidade, para, assim, corresponderem às exigências do mundo atual, tais como: terem uma visão alargada da sociedade em que vivem e dos desafios a que estão sujeitos; desenvolverem a criatividade e o pensamento crítico; desenvolverem competências de trabalho colaborativo e capacidade de comunicação; terem respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático; desenvolverem competências de informação e comunicação (em português e inglês).
      Em suma, com os recursos e formas de comunicação próprios da cultura dos millennials, pretende-se que estes adquiram uma visão holística da aprendizagem e do saber e terminem a escolaridade obrigatória aptos a continuar a aprendizagem ao longo da vida, como fator decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social.

 Leitura e expressão escrita associada à tecnologia:
Þ “Tweeta” as diferenças (ou não!): escrita em poucas palavras das diferença(s), ou as semelhanças, entre o livro e o filme.
Þ Ler para escrever+: construção de uma revista online com textos críticos, escritos pelos alunos, sobre os livros e filmes; redação de cartas a uma personagem de um livro e publicação das cartas em ebook.
Þ Elaboração de booktrailers e publicação no Youtube.
Þ Ler para viajar+: publicação de marcadores no Google earth de acordo com o espaço onde decorre a ação em cada livro: descrição do local com citações dos livros.
Þ Ler para citar+: publicação das passagens mais sugestivas na página do Facebook “Frases com sentidos” (https://bit.ly/2mnzBhc); envio, por SMS e/ou Messenger, de frases curtas com pensamentos interessantes retirados dos livros; publicação das citações em ebook, no final de cada ano do projeto
Þ Ler para ganhar+: participação no Concurso Nacional de Leitura (2019 e 2010)
Þ “Read for a change: be a reader of the world”: leitura em inglês e partilha num projeto europeu

Expressão oral
-Tribunal dos livros: os alunos são advogados de defesa ou acusação de um dos livros que leram, na presença dos pais e de um elemento da Direção – 2 a 4 alunos por cada turma do ensino secundário - Semana da Leitura (2019 e 2020)
-Tertúlias temáticas: uma vez por período (anos letivos 2018/19 e 2010/20), os alunos discutem com os convidados (famílias, professores, parceiros) os temas dos livros/filmes (um tema por tertúlia)
-Passagem de um dos filmes do projeto no Clube de Cinema com apresentação do filme e do livro que o originou pelos alunos (uma vez por ano)
Leitura em voz alta
Ler às sextas: leitura semanal, Rádio Escolar, de passagens dos livros e/ou das recensões críticas
Apresentação dos livros e leitura de algumas passagens na Rádio Local Informédia (programa “Culturando”), 2/3 vezes por ano

“Nada a perder”: partilha intergeracional de conversas com os livros/filmes como ponto de partida
Gravação áudio de passagens dos livros e publicação na drivecloud

         Parceiros
        ¨ Direção do Agrupamento
               ¨ Associação de Estudantes
               ¨ Autarquia
               ¨ Associação de Pais
               ¨ Meios de comunicação social locais
               ¨ RBE de S. João da Madeira
               ¨ Universidade Sénior
               ¨ Outras bibliotecas
               ¨ Etwinning
  Locais de divulgação
       http://bepaginasete.blogspot.com/
       https://bit.ly/2mnzBhc
       https://bit.ly/2ScOhhW
       Site do projeto
       Instagram
       Twitter
 Contacto das BE - biblioteca@aejsc.pt