Cerimónia de Entrega de Diplomas


No passado dia 16 de novembro, realizou-se na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory a já tradicional Cerimónia de Entrega dos Diplomas do Agrupamento, relativa ao ano letivo 2017-2018.
As cerimónias decorreram em dois momentos distintos. Na cerimónia realizada às 18h 30m, tivemos a honra de contar com a presença do Presidente da Câmara, Jorge Sequeira. Na intervenção que fez na oportunidade, o Dr. Jorge Sequeira frisou a importância da qualidade da formação escolar no percurso de vida dos cidadãos, elogiando o serviço prestado à comunidade pelo nosso Agrupamento ao longo dos anos. Nesta cerimónia, distinguiram-se os alunos do 1º e 2º ciclos do Agrupamento, nomeadamente, os que integraram os Quadros de Mérito e Excelência e os vencedores do concurso “Talentos Musicais”. Relembramos que o Quadro de Mérito premeia ações meritórias praticadas dentro ou fora da Escola, enquanto o Quadro de Excelência se baseia, exclusivamente, no resultado das avaliações obtidas no final do ano letivo. Ao todo, o Agrupamento contou com 146 alunos agraciados com estas distinções, o maior número de sempre.
A segunda cerimónia, com início às 21h, contou com a presença da Vereadora da Educação, Irene Guimarães e destinou-se aos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário, nomeadamente, aos que concluíram o 12º ano e aos que integraram o Quadros de Mérito e de Excelência. Nestes últimos, foram no total distinguidos 124 alunos. A cerimónia finalizou com a atribuição dos prémios de Melhor Aluno dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais. O primeiro prémio foi atribuído à aluna Mariana Correia Gonçalves, do Curso e Línguas e Humanidades e à aluna Margarida Ferreira da Silva Carvalho Aguiar de Ciências e Tecnologias, e no prémio de Melhor Aluno dos Cursos Profissionais, foi distinguida a aluna Jéssica Sousa Marques Correia, do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
Na abertura da primeira cerimónia, foi apresentado um excerto do musical “Entre Dois Mundos”, projeto dos alunos do 5º e 6º ano da EB 2/3, e mais tarde um momento musical protagonizado pelos alunos Cátia Almeida e Xavier Neto. Ao longo destas cerimónias, os presentes foram ainda brindados com a brilhante atuação dos alunos vencedores do Concurso “Talentos Musicais”, Sofia Justo, Gonçalo Tavares e Cátia Almeida, na primeira cerimónia e novamente Cátia Almeida, na cerimónia da noite.
Na cerimónia final, a aluna Beatriz Santos Pinho teve a honra de receber das mãos da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, o diploma do Programa F.O.R.A. - Erasmus Municipal, que lhe proporcionará uma experiência educativa de nível internacional, que muito enriquecerá o seu currículo quer ao nível académico, quer em termos pessoais. Os presentes foram também brindados com duas atuações do grupo de dança “Thumps” do Centro de Cultura e Desporto de São João da Madeira, momentos musicais protagonizados pelos alunos Cátia Almeida, Xavier Neto e Marta Madeira e ainda com a declamação do poema “Pedra Filosofal”, pela aluna Margarida Gonçalves.