Visita de Estudo à Escócia

      O Clube Interação de Saberes da Escola Secundária, deu continuidade à tradição e desafio de levar alunos do ensino secundário em visita de estudo a um país de língua inglesa. As professoras Ana Eusébio, Isabel Gomes, Teresa Lopes e Cristina Ferreira levaram a cabo atividades que permitiram que 32 alunos fossem à Escócia. Aproveitamos o momento para mais uma vez agradecer à Direção do nosso Agrupamento, Drª Margarida Violante e à comunidade educativa toda a colaboração prestada. Agradecemos também à Câmara Municipal ter proporcionado aos nossos alunos a possibilidade de desenvolverem voluntariado nos viveiros municipais.

      Esta visita de estudo, inserida no Clube Interação de Saberes e no âmbito do PEA, realizou-se como corolário do trabalho desenvolvido nos dois primeiros períodos do ano letivo, proporcionando momentos inesquecíveis aos alunos e professoras que os acompanharam. A consolidação do estudo da língua inglesa, o contacto com o património e diversidade geológica, biológica e cultural, bem como o respeito pelas diferentes formas de ser e estar, foram os pontos que nortearam esta atividade.
      O itinerário escolhido revelou ser bastante interessante, na medida em que nos permitiu conhecer com alguma profundidade a cidade de Edimburgo, não só a nível cultural, arquitetónico e das tradições, mas também a riqueza geológica e diversidade museológica. Visitámos os locais e monumentos emblemáticos de Edimburgo, a Princess Street, St. Giles Cathedral, o Castelo de Edimburgo, o Royal Yacht Britannia e a Calton Hill. Para além disso, os nossos alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos da língua inglesa durante toda a visita. Beneficiaram igualmente de aulas interativas no âmbito da Biologia, da Geologia e da Físico Química, ao visitarem os museus Dynamic Earth, National Museum of Scotland e a Camera Obscura.

      Ainda foi possível uma saída de campo às Terras Altas e Lagos, com duração de um dia. Durante o percurso, as professoras foram relembrando alguns dos conteúdos programáticos abordados em sala de aula. Tivemos também a colaboração de uma guia local, que ao longo do percurso foi dando explicações sobre a geologia e biologia dos lugares por onde íamos passando. O percurso pelas Terras Altas da Escócia, com passagem pelas cidades de Stirling e Fort William, pelo vale de Glen Nevis, por lagos com mitos e monstros e por castelos de outros tempos, permitiu a contemplação de paisagens de diversificada beleza e riqueza natural.


      Este itinerário, que contemplou a visita à cidade de Edimburgo e uma saída de campo às Terras Altas e Lagos, foi alvo de grandes elogios por parte dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. As aprendizagens consolidadas e/ou adquiridas foram para além da riqueza e diversidade do património cultural, geológico e biológico do país visitado. Alunos, professoras e encarregados de educação, foram unânimes em considerar que o balanço é bastante positivo, tendo ultrapassado todas as expectativas. Em suma, considera-se ser esta uma experiência única e memorável, uma oportunidade a oferecer às próximas gerações da nossa escola, dando continuidade a um projeto de décadas.