Avançar para o conteúdo principal

Parque do Rio Ul - Projeto Rios

Mais do que um rio, um património a preservar!

No dia 15 de maio, nós, alunos integrados no Clube de Ciências da Escola Secundário João da Silva Correia, participámos numa atividade de campo no parque do rio Ul, a segunda realizada no âmbito do projeto Rios, onde monitorizámos um troço do curso do rio em questão. Com o auxílio da engenheira Vera Neves, tivemos a oportunidade de identificar não só elementos da fauna e flora envolvente mas igualmente algumas das características físico-químicas da água.

No decorrer desta atividade, fomos também confrontados e alertados de situações que comprometem o “estado de saúde do rio Ul” bem como o ecossistema em si: a presença de espécies invasoras desde logo, o lagostim (espécie exótica) cujo desenvolvimento conduz ao desequilíbrio do ecossistema original; posteriormente deparámo-nos com um coletor pluvial, enquanto procedíamos à sua inspeção, o qual se encontrava contaminado provavelmente por uma descarga urbana de vias desconhecidas. Na verdade, a última situação deixa-nos algo revoltadas por tomarmos consciência do facto de que, embora atualmente a sociedade em geral esteja mais sensibilizada em relação ao impacto ambiental das suas ações, ainda existem pessoas incapazes de se incomodar com o que quer que seja senão os seus próprios interesses e que nada realizam em prol do ambiente esquecendo que este constitui o seu planeta, a sua casa.

Por essa razão, porque não arregaçar as mangas e mudarmos, senão o mundo, pelo menos a nossa cidade? Até os gestos mais simples podem fazer a diferença!

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.