Feirinha do Usado – 3º ano EB1 Fontainhas

No âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, o 3º ano das Fontainhas – Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, realizou em finais de abril, uma feirinha intitulada “Feirinha do Usado”.
Esta ideia surgiu depois de trabalharmos alguns conceitos do projeto. Após a reflexão de ideias como “dar os brinquedos que não usamos”, “guardar para dar a roupa que não usamos”, “devemos evitar comprar brinquedos”, “devemos satisfazer primeiro as necessidades e só depois os desejos”…
Aprendemos o que é poupar e como ganhar algum dinheiro. Devemos sempre poupar com um objetivo, primeiro para comprar o que precisamos para satisfazer as nossas necessidades e só depois comprar o que queremos para satisfazer os nossos desejos. Os objetos que já não usamos, mas que ainda estão em bom estado, podem ser úteis a outras pessoas e estas podem comprá-los mais baratos.
Esta iniciativa é mais uma demonstração de que “No Poupar Está o Ganho”, é uma lição que os alunos aprenderam e pretendem fazer chegar a toda a comunidade educativa. No poupar e no reutilizar está o ganho, não só para nós, mas também para o planeta Terra.

Trabalho coletivo do 3º Ano