Visita de Estudo ao Maciço Calcário Estremenho e a Sintra

            Nos dias 16 e 17 de março, os alunos de Ciências e Tecnologias do 11º ano, realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e de Português, a vários locais de interesse geológico do Maciço Calcário Estremenho e Sintra.
            O primeiro dia foi passado na zona do Maciço Calcário Estremenho onde tiveram oportunidade de visitar as Grutas de Santo António, e observar as formações características deste tipo de paisagem e de grande beleza, tais como estalagmites e estalactites.
De seguida, os alunos dirigiram-se ao Parque Natural de Serras de Aire e Candeeiros onde efetuaram o percurso pedestre dos Olhos de Água de Alviela, observando fenómenos hídricos na forma de sumidouros e exsurgências do rio Alviela.
Após o almoço em contacto com a natureza, foram dirigidos para o Monumento Natural das Pegadas de Serra de Aire, antiga Pedreira do Galinha, onde se encontram preservadas verdadeiras marcas da passagem destes seres vivos ancestrais pela Terra, que habitaram o nosso planeta na Era Mesozoica. Para além destas pegadas, que nos permitem identificar algumas das características dos dinossauros a que pertencem, os Saurópodes, foi também possível a observação, mais uma vez, de estruturas geológicas típicas da paisagem calcária e de características que estas possuem que nos permitem deduzir as condições em que se formaram.
            No final do dia 16, os alunos ainda visitaram a zona do Tômbolo de Peniche, sendo que este consiste numa ilha que devido a deposição de sedimentos de origem marinha ao longo do tempo e à formação de um istmo, é agora parte integrante de Portugal Continental.
            No segundo dia, durante a manhã os alunos assistiram a peça teatral “Os Maias” e à tarde subiram a serra de Sintra e visitaram o lindo Palácio da Pena.
         Penso que esta experiência terá sido enriquecedora para todos os alunos, permitindo-lhes, relacionarem a teoria aprendida nas aulas com situações reais, adquirirem mais conhecimento sobre as paisagens geológicas do nosso país e ainda desempenhar verdadeiramente o trabalho de um geólogo por um dia.


                                                                                    Clube de Ciências, Margarida Aguiar