Avançar para o conteúdo principal

Visita de Estudo ao Maciço Calcário Estremenho e a Sintra

            Nos dias 16 e 17 de março, os alunos de Ciências e Tecnologias do 11º ano, realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e de Português, a vários locais de interesse geológico do Maciço Calcário Estremenho e Sintra.
            O primeiro dia foi passado na zona do Maciço Calcário Estremenho onde tiveram oportunidade de visitar as Grutas de Santo António, e observar as formações características deste tipo de paisagem e de grande beleza, tais como estalagmites e estalactites.
De seguida, os alunos dirigiram-se ao Parque Natural de Serras de Aire e Candeeiros onde efetuaram o percurso pedestre dos Olhos de Água de Alviela, observando fenómenos hídricos na forma de sumidouros e exsurgências do rio Alviela.
Após o almoço em contacto com a natureza, foram dirigidos para o Monumento Natural das Pegadas de Serra de Aire, antiga Pedreira do Galinha, onde se encontram preservadas verdadeiras marcas da passagem destes seres vivos ancestrais pela Terra, que habitaram o nosso planeta na Era Mesozoica. Para além destas pegadas, que nos permitem identificar algumas das características dos dinossauros a que pertencem, os Saurópodes, foi também possível a observação, mais uma vez, de estruturas geológicas típicas da paisagem calcária e de características que estas possuem que nos permitem deduzir as condições em que se formaram.
            No final do dia 16, os alunos ainda visitaram a zona do Tômbolo de Peniche, sendo que este consiste numa ilha que devido a deposição de sedimentos de origem marinha ao longo do tempo e à formação de um istmo, é agora parte integrante de Portugal Continental.
            No segundo dia, durante a manhã os alunos assistiram a peça teatral “Os Maias” e à tarde subiram a serra de Sintra e visitaram o lindo Palácio da Pena.
         Penso que esta experiência terá sido enriquecedora para todos os alunos, permitindo-lhes, relacionarem a teoria aprendida nas aulas com situações reais, adquirirem mais conhecimento sobre as paisagens geológicas do nosso país e ainda desempenhar verdadeiramente o trabalho de um geólogo por um dia.


                                                                                    Clube de Ciências, Margarida Aguiar

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.