Avançar para o conteúdo principal

Visita ao Museu do Papel Moeda - 3º ano EB1/Fontainhas

No Poupar Está o Ganho!” é o projeto de Educação Financeira, promovido pela Área Metropolitana do Porto e dezassete municípios, entre os quais S. João da Madeira, em que estamos envolvidos para podermos compreender a importância do dinheiro na nossa vida.
No dia 5 de janeiro, fomos ao Porto visitar o Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista.
Aqui, no Museu, a brincar a brincar aprendemos como devemos poupar! Vivemos algumas experiências para escolher a melhor forma de gerir o dinheiro. Respondemos a algumas questões e por cada resposta certa recebemos uma carteira com três notas: cinco euros, dez euros e vinte euros.
Descobrimos o código de um cofre que nos abriu a porta para partirmos nesta aventura.Com o filme “A história do dinheiro” aprendemos que em Portugal o papel-moeda apareceu no reinado de D. Maria I e que o primeiro papel-moeda, notas do primeiro banco português – Banco do Brasil, tinha o nome de Apólice do Real Erário. Nesta época o dinheiro contava-se em “Réis”.
De seguida fizemos outras atividades: estudamos o mapa da Europa, observamos as notas de Euro e descobrimos a coleção do Museu. Ficamos a saber que nem todos os países da União Europeia usam o Euro como nós.
Vimos várias notas - todas verdadeiras – de países diferentes que faziam trocas comerciais com Portugal. Até vimos a primeira nota do mundo, uma nota chinesa. Era enorme!
Nesta aventura tínhamos que pagar para passarmos à fase seguinte. Por isso gastamos tudo!
Gostamos muito desta visita pois aprendemos que é preciso gerir bem o nosso dinheiro.

Gostávamos muito de lá voltar!                          

Os alunos do 3º Ano da EB1 das Fontainhas

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.