Avançar para o conteúdo principal

Sessões Escolares do Parlamento dos Jovens

      As Sessões Escolares do Ensino Básico e Secundário realizaram-se na Escola Secundária, respetivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro no auditório. Nas duas sessões, depois de apresentadas e amplamente discutidas as propostas de cada lista, os deputados presentes votaram em três medidas de recomendação sobre os temas em discussão. Na sessão do Básico o tema em análise foi “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”, enquanto que na sessão do Secundário debateram-se os “40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”

      Na Sessão Escolar do Básico foram eleitos os alunos, Ana Tavares, da Lista C e Francisco Santos, da Lista A, como deputados efetivos e Mariana Wallenstein da Lista C, como deputada suplente, para participarem na Sessão Distrital. A candidata eleita para a candidatura à Mesa da Sessão Distrital foi a deputada Mafalda Aguiar, da Lista A. Após votação de algumas propostas, o tema proposto pelos deputados para debate na edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano foi “A violência no namoro”.


      Já na Sessão Escolar do Secundário foram eleitos os alunos, Inês Bastos, da Lista C e Nuno Oliveira, da Lista E como deputados efetivos e Ana Tavares da Lista B como deputada suplente, para participarem na Sessão Distrital. A candidata eleita para a candidatura à Mesa da Sessão Distrital foi a Filipa Matias, da Lista C. O tema proposto pelos deputados para debate na edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano foi “O currículo escolar”.

      Salienta-se a quantidade e a qualidade das participações nestas sessões, pois os jovens deputados de forma empenhada e responsável, revelaram-se um exemplo de como deveria ser a ação de todos ao nível da cidadania e da participação cívica.
      Aos eleitos, votos de  bom trabalho nas próximas etapas do Parlamento dos Jovens.

Mensagens populares deste blogue

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


3º ano da EB1/JI de Carquejido - 1º lugar no projeto "No poupar está o ganho"

A turma do 3º ano da EB1/JI de Carquejido,ao longo deste ano letivo 2015/2016 e a convite da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolveu o projeto “No poupar está o ganho”. Desde logo a turma abraçou o Projeto e foram diversas e variadas as atividades desenvolvidas em sala de aula, entre outras, envolvendo também a comunidade escolar e até a comunidade local. Estas atividades, sempre bem cultivadas e granjeadas, despertaram a curiosidade dos alunos e aguçaram o seu engenho, dotando desta forma os alunos de novos saberes, teóricos e práticos. O culminar do projeto foi a participação no concurso final. Através de um filme que reuniu fotos, vídeos, trabalhos realizados e uma música original com os alunos do 3ºano como intérpretes, a turma venceu o 1º lugar a nível concelhio! Tal facto valeu-lhe o convite para a apresentação do trabalho final numa Sessão Pública, no próximo dia 8 de junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a presença de Sua Excelência o Senhor Pre…

Cerimónia de Entrega de Diplomas