Sessões Escolares do Parlamento dos Jovens

      As Sessões Escolares do Ensino Básico e Secundário realizaram-se na Escola Secundária, respetivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro no auditório. Nas duas sessões, depois de apresentadas e amplamente discutidas as propostas de cada lista, os deputados presentes votaram em três medidas de recomendação sobre os temas em discussão. Na sessão do Básico o tema em análise foi “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”, enquanto que na sessão do Secundário debateram-se os “40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”

      Na Sessão Escolar do Básico foram eleitos os alunos, Ana Tavares, da Lista C e Francisco Santos, da Lista A, como deputados efetivos e Mariana Wallenstein da Lista C, como deputada suplente, para participarem na Sessão Distrital. A candidata eleita para a candidatura à Mesa da Sessão Distrital foi a deputada Mafalda Aguiar, da Lista A. Após votação de algumas propostas, o tema proposto pelos deputados para debate na edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano foi “A violência no namoro”.


      Já na Sessão Escolar do Secundário foram eleitos os alunos, Inês Bastos, da Lista C e Nuno Oliveira, da Lista E como deputados efetivos e Ana Tavares da Lista B como deputada suplente, para participarem na Sessão Distrital. A candidata eleita para a candidatura à Mesa da Sessão Distrital foi a Filipa Matias, da Lista C. O tema proposto pelos deputados para debate na edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano foi “O currículo escolar”.

      Salienta-se a quantidade e a qualidade das participações nestas sessões, pois os jovens deputados de forma empenhada e responsável, revelaram-se um exemplo de como deveria ser a ação de todos ao nível da cidadania e da participação cívica.
      Aos eleitos, votos de  bom trabalho nas próximas etapas do Parlamento dos Jovens.