Avançar para o conteúdo principal

Parlamento dos Jovens - Básico

Debate com a presença da  Deputada Susana Lamas 

No dia 3 de janeiro decorreu no auditório da Escola Secundária, o debate introdutório ao Parlamento dos Jovens 2016/2017 – Básico, subordinado ao tema: “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”. Trata-se de um projeto da responsabilidade da Assembleia da República, com o objetivo de promover a educação para a cidadania, bem como uma maior participação cívica na vida democrática.
O debate contou com a presença da Deputada à Assembleia da República, Susana Lamas, deputada do PSD pelo círculo eleitoral de Aveiro. A palestrante começou por apresentar as funções, organização e funcionamento da Assembleia da República, explicando, entre outros, quais os órgãos de soberania, como se desenrolam os plenários ou as Comissões Parlamentares, as competências, como a função legislativa e as formas de democracia participativa.
A partir da análise da história e estrutura da Constituição da República Portuguesa salientou a sua importância, já que é a principal lei do país, aquela que todas as outras leis têm de respeitar. A Constituição é uma lei fundamental que em 40 anos só foi alterada sete vezes, através de revisões necessárias para a sua atualização.
Finalmente, foi dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões à palestrante sobre o tema em análise, tendo estas incidido sobre a extensão da Constituição, a pena de morte, a imunidade diplomática, entre outras. A todas estas questões a Deputada foi respondendo de forma elucidativa, na esperança de motivar os presentes para a defesa dos valores democráticos que devem reger a nossa sociedade.

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.