Avançar para o conteúdo principal

Parlamento dos Jovens - Palestra do Dr. Castro Almeida na Secundária





     No último dia de aulas do 1º período decorreu no auditório da Secundária, uma palestra inserida na atividade do Parlamento dos Jovens – Secundário, subordinada ao tema da Constituição e do poder autárquico. Esta palestra contou com a presença do Dr. Castro Almeida, anterior Presidente da Câmara de São João da Madeira e que já desempenhou vários cargos políticos de relevo a nível nacional.




     O palestrante começou por se congratular por estar presente nesta atividade, nesta data, já que se assinalavam 15 anos da primeira eleição para o cargo de Presidente da Câmara da nossa cidade.
Posteriormente, depois de exemplificar as diferenças ao nível da organização do poder político entre Portugal e outros países como França, Alemanha, ou Estados Unidos, o Dr. Castro Almeida fez uma análise dos pontos mais importantes da Constituição relativos ao poder local. Recorrendo à sua vasta experiência no assunto em análise, foi explorando alguns artigos da Constituição, nomeadamente os que se referem à temática das autarquias, das freguesias e das regiões administrativas. Relativamente a estas últimas, defendeu a criação efetiva das mesmas como forma de combater o centralismo existente em Portugal, pois permitira a existência de um responsável político, através de eleições, para resolver os problemas regionais.
     Segundo o palestrante, a regionalização permitiria mais eficiência e menos gastos. Caso esta não puder avançar, pelo menos deveria ser possível a eleição de um presidente para as Áreas Metropolitanas, pois é necessário existir uma visão de conjunto, tendo dado como exemplo os transportes ou a educação, pois quem resolve melhor os problemas é quem está próximo dos mesmos.
    O Dr. Castro Almeida estimulou os alunos a trabalharem na vida pública, quer seja enquanto vereadores municipais ou como presidentes dos bombeiros, entre outros exemplos. Explicou as características exigidas a um presidente da câmara recorrendo a exemplos da nossa cidade e do tempo da sua governação, defendendo que quem exerce o cargo deve ser um sonhador, mas também um visionário, promovendo a competitividade e a solidariedade.
No final, foi dada a possibilidade aos presentes de colocarem questões ao palestrante sobre o tema em análise, tendo estas incidido essencialmente sobre as competências das freguesias e sobre a regionalização. A todas as questões o Dr. Castro Almeida foi respondendo com simpatia e de uma forma clara e elucidativa, tendo assim promovido uma verdadeira aula de Cidadania e despertado, esperamos nós,  os alunos para as questões políticas.

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.