Palestra "Portugal na primeira metade do séc. XX"




      No dia 11 de novembro pelas 10.15h, realizou-se uma palestra para os alunos do Curso de Humanidades subordinada ao tema “Portugal na primeira metade do séc. XX”. A palestra foi proferida pelo Prof. Dr. João Paulo Avelãs Nunes, Professor Auxiliar de História Contemporânea, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
      O auditório da Escola Secundária João da Silva Correia tornou-se pequeno para todos os alunos que assistiram a esta palestra. A escolha da data pretendeu assinalar mais um aniversário da assinatura do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.
    Num ambiente informal e coloquial, o Prof. Dr. Avelãs Nunes começou por tentar demonstrar a todos os presentes a importância do estudo da História. Saber História é perceber melhor o mundo em que vivemos, é saber ler sinais dos tempos que nos podem indiciar as mudanças que se aproximam e sobretudo ter a possibilidade de evitar cometer os mesmos erros do passado. Nas palavras do convidado, saber história é uma mais-valia e uma forma eficaz de garantir que não seremos manipulados tão facilmente, quer pelos meios de comunicação, quer por demagogos tão na moda no mundo atual.
      Depois desta introdução o Professor conduziu os presentes numa viagem pela primeira metade do século, com enfoque na realidade portuguesa, desde o impacto da participação na I Grande Guerra, à queda da Primeira República, à ditadura militar e ao Estado Novo. Recordou também a neutralidade portuguesa durante a II Grande Guerra, e o problema que foi o reconhecimento do direito à autodeterminação dos povos coloniais que desembocou na dramática Guerra Colonial. Esclareceu ainda os presentes sobre o impacto da Guerra Fria na realidade portuguesa.
      Tudo o que partilhou com os participantes foi extremamente enriquecedor e esclarecedor. Por essa razão agradecemos, mais uma vez, a sua presença na nossa escola.