Visita de Estudo à Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao INEM



No passado dia 12 de abril, as turmas de 10º e 11º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo à Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao INEM, no Porto. A visita, inscrita no âmbito das disciplinas de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde e de Comunicação e Relações Interpessoais, teve como principais objetivos sensibilizar os alunos para a importância das competências relacionais na sua futura atuação profissional e dar a conhecer o funcionamento e as atividades preconizadas por estas instituições na área da saúde.
Na Liga Portuguesa contra o Cancro, os participantes tiveram a oportunidade de conversar com uma voluntária da instituição, que através de exemplos evidenciou os pressupostos comunicacionais essenciais do contacto com os utentes. Também realizaram uma visita guiada às instalações onde ficaram a conhecer as diversas valências desta instituição, especialmente as que estão ligadas ao rastreio do cancro da mama.
No INEM tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre o funcionamento deste organismo que coordena o SIEM-Sistema Integrado de Emergência Médica, ou seja, um conjunto de entidades que cooperam em Portugal com o objetivo de prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita. No final da visita, ficaram ainda a conhecer o equipamento de um motociclo de emergência médica.