Serão Literário "Não era uma vez..."





Decorreu no passado dia 13 de maio, pelas 21:00h, na biblioteca da EB1/JI de Casaldelo do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, um Serão Literário promovido pela Associação de Pais, no âmbito da comemoração da Semana da Família.

O serão teve como convidados especiais o autor do livro "Não era uma vez...", Henrique Pereira e a ilustradora Alexandra Gonçalves e contou com a presença de cerca oitenta participantes, entre pais e filhos.





Este encontro foi um momento de reflexão sobre a importância dos hábitos de leitura desde o nascimento à idade adulta. Ler será sempre uma fonte de saber e de riqueza vocabular. É essencial "Incutir hábitos de leitura com prazer e nunca como castigo e/ou obrigação" - salientou o autor. Relembrou que a leitura é cultivada, sendo importante possuir o livro no seu todo, por forma a palpar, sentir, cheirar, (...) sensações únicas que superam a oferta digital, um mundo que faz as delícias das crianças e jovens. Henrique Pereira citou Bill Gates:

"Os meus filhos terão computadores, sim. Mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes".

Pais e filhos tiveram ainda o prazer de descobrir com a ilustradora Alexandra Gonçalves algumas técnicas de desenho, explorando as potencialidades das formas geométricas.  Qualquer risco, rascunho, desenho, é transformado/reaproveitado! "O desenho é a primeira escrita do ser humano, não o desvalorizem" - afirmou. No final desta apresentação, a ilustradora ofereceu a criação para a biblioteca da EB1/JI.
Este magnífico Serão Literário terminou com uma breve e agradável sessão de autógrafos.

"Existem histórias que se contam. Outras que se leem. Esta é uma história que aconteceu!"


"Não era uma vez" poderia ser uma história como muitas outras. Porém, apesar de certas semelhanças, esta será sempre uma história bem diferente!
                                                                 
                                                                A Equipa da Associação de Pais de Casaldelo