Aluna do Agrupamento vence fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


        



         A aluna Margarida Ferreira Silva Carvalho Aguiar, do 10º ano, da escola secundária foi a grande vencedora, do ensino secundário, da fase distrital, 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O evento decorreu no Pavilhão Municipal Professor António Costeira, em Oliveira de Azeméis, tendo sido organizado pelo Município, através da Biblioteca Municipal. No ano letivo anterior, quando frequentava a escola EB 2.3, a aluna tinha já obtido o 2º lugar, mas no grupo do ensino básico.







Nesta fase do concurso, a Margarida destacou-se entre 82 concorrentes oriundos de 63 escolas do distrito de Aveiro, cabendo-lhe agora a tarefa de representar o distrito na fase final do concurso, que terá lugar em Lisboa, por volta do fim de junho.
De salientar que esta fase é composta por duas partes: uma prova escrita, destinada a todos os participantes. Destes, os cinco melhor classificados passam à fase seguinte: a prova oral, onde se avaliam a leitura e a compreensão das obras a concurso, bem como a capacidade que o aluno tem de discorrer sobre um tema focado na obra, selecionado aleatoriamente.
As obras selecionadas foram os contos “A Estrela” de Vergílio Ferreira e “A Instrumentalina” de Lídia Jorge, para o ensino básico, e a “Aparição” de Vergílio Ferreira e “Emigrantes”, de Ferreira de Castro, para o ensino secundário.
Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura tem como objetivos estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral e destina-se a alunos do 3º ciclo e secundário. O Agrupamento de Escolas João da Silva Correia foi representado por 9 alunos (3 do ensino secundário e 6 do ensino básico).
 Na sessão de encerramento, a Vereadora da Cultura da Câmara de Oliveira de Azeméis, Dra. Gracinda Leal, elogiou o “esforço e a dedicação” de todos os participantes, naquela que é, nas suas palavras, a maior iniciativa de promoção da leitura do país, tendo apelado aos jovens para continuarem a cultivar o gosto pela leitura.