Rota dos 20 - a participação da EB 2.3


      



       O Programa Eco-Escolas procura incutir hábitos de intervenção na comunidade, baseadas na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável.









      A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE | Programa Eco-Escolas, integra-se no tema “Mobilidade Sustentável” e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças / jovens e município.





      No âmbito da comemoração dos 20 anos da Eco-Escolas em Portugal, a Rota Eco-Escolas passa a designar-se “Rota dos 20″, e ambiciona chegar a todas as Eco-Escolas em Portugal.
     A Escola EB 2.3 de S. João da Madeira, a convite do Município, aderiu ao projeto “Rota dos 20”, e no dia 12 de fevereiro realizou um percurso a pé, da escola à paragem do autocarro na Avenida Renato Araújo. Este trajeto foi realizado por 10 alunos, de diferentes turmas da EB 2.3, acompanhados pela coordenadora da Eco-Escola. 
     O autocarro público levou-os até à Escola Secundária João da Silva Correia, onde foram recebidos pela coordenadora da Eco-Escola, daquele estabelecimento de ensino. Depois do acolhimento simpático feito por aquela docente, os alunos assistiram a uma demonstração do projeto “Vela por óleo”.

   


     O regresso à Escola EB 2.3 foi feito de autocarro. Nesta escola, os alunos puderam ver uma exposição e um vídeo sobre a “Mobilidade Sustentável” e realizar um percurso de bicicleta e de trotinete numa ciclovia improvisada. 
     Enquanto decorria a atividade foi preenchido o pergaminho com as sugestões e compromissos da escola, relativos à Mobilidade Sustentável, e registado no livro “A rota dos 20” uma mensagem sobre “O que é ser Eco-Escola”. 
      De seguida, o mesmo grupo de alunos e professores dirigiu-se (a pé… e à chuva) à Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite onde visitaram uma estufa e a exposição “Mobilidade Sustentável” preparada por este estabelecimento de ensino.
     No final da manhã, os alunos procederam à entrega do pergaminho ao representante do Município.
A Coordenadora da Eco-Escola
Carla Oliveira