Projeto "Da semente à árvore" - EB 2.3

O FUTURO é um projeto desenvolvido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) e pretende recuperar e renaturalizar aproximadamente 100 hectares de floresta urbana. O seu maior objetivo é conseguir plantar e cuidar 100.000 árvores nativas da região até 2016, ao longo das linhas de água, em áreas urbanas e em montes e serras.

   


A EB 2.3 de S. João da Madeira aderiu novamente a este projeto, tendo realizado no dia 22 de fevereiro uma atividade que contou com a presença de um representante do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) - Eng.º Luís Corte-Real e um representante da Câmara Municipal de S. João da Madeira - Engª Vera Neves. No diálogo que estabeleceram com os alunos foi destacada a importância da floresta nativa e facultadas algumas informações relativas ao “saber semear” e ao “saber plantar”. É de realçar o entusiasmo e a curiosidade dos alunos, nas questões que colocaram.







Foram distribuídas sementes, que os alunos colocaram em recipientes reaproveitados a partir de pacotes de leite e cheios com terra, recipientes esses que foram posteriormente transportados para a horta da escola.


















             



















     Os alunos receberam também Azevinhos, Louros, Medronheiros, Bordos e Pilriteiros para plantar com a sua família num local que terão de posteriormente identificar.
     Em maio, a mesma equipa voltará à escola para dinamizar o momento 4 sobre como colocar no mapa das árvores nativas as árvores plantadas por cada aluno.                                                                                         
                                                                                               A Coordenadora da Eco-Escolas
                                                                                                               Carla Oliveira