ROTA DOS 20 DAS ECO-ESCOLAS

O Município e as Eco-Escolas de S. João da Madeira aderiram a um projeto nacional promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, designado Rota dos 20 das Eco-Escolas que se realizou no dia 12 de fevereiro e que contou com o patrocínio e participação da TRANSDEV.
Esta atividade teve como principais objetivos a promoção da mobilidade sustentável e o contato entre as várias Eco-Escolas do concelho. Neste sentido recorreu-se à utilização dos transportes públicos e caminhadas para ligar as três Eco-Escolas do Concelho: Escola Secundária João da Silva Correia, EB 2.3 de S. João da Madeira e Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite.

A atividade iniciou-se às 9h40 na Secundária João da Silva Correia, com a receção das delegações das outras duas Escolas participantes.
De seguida, foram realizadas atividades relacionadas com o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto:
- Fabrico de velas aromáticas ecológicas com óleo de cozinha usado;
- Exposição do trabalho desenvolvido no âmbito da Rede de Escolas do Futuro - "Promoção do património arbóreo local" e do projeto do Município – "Plantas invasoras";

- Exposição do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Cria uma fruta, ganha prémios 2015/16", coordenado pelo Programa Eco-Escolas em parceria com a Tetrapak e Compal.
        Os alunos e professores das três escolas foram escrevendo no livro das escolas mensagens pertinentes sobre o que é ser Eco-Escola, e no pergaminho sugestões e compromissos para a melhoria da mobilidade em torno da escola.

A bandeira foi assinada por todos os participantes na atividade.
Estes 3 testemunhos foram transportados para as Eco-Escolas participantes e no final o pergaminho foi entregue ao representante do Presidente da Câmara Municipal, enquanto a bandeira e o livro passaram para as Eco-Escolas do próximo concelho a realizar a Rota dos 20.
Apesar da chuva, valeu a pena partilhar ideias e práticas ambientais com as outras Eco-Escolas do concelho!