Parlamento dos Jovens 2015/16

Debates com a Presença de Representantes da Assembleia da República

            O programa Parlamento dos Jovens é uma atividade promovida pela Assembleia da República, com o objetivo de promover a educação para a cidadania, bem como uma maior participação cívica na vida democrática. Envolve escolas de todo o país e é composto pelas fases escolar, regional e nacional.
Tendo a Assembleia da República disponibilizado a vinda às escolas dos deputados Susana Lamas, deputada do PSD e João Almeida, deputado do CDS-PP, ambos eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, para a realização de debates, no dia 4 de janeiro decorreram no auditório da Secundária, duas sessões introdutórias ao Parlamento dos Jovens 2015/2016.
De manhã decorreu a Sessão do Secundário, subordinada ao tema: “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”. A deputada Susana Lamas começou por explicar o que é necessário para que haja um Estado, soberania, povo e território, tendo elucidado os presentes sobre o funcionamento do Estado e dos órgãos de soberania, e mais especificamente sobre a Assembleia da República.
Foi depois dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões à palestrante sobre o tema em análise, tendo estas incidido sobre a real possibilidade de que estas assimetrias possam alguma vez ser ultrapassadas e sobre possíveis soluções para a resolução do problema.
Promovendo uma autêntica aula de cidadania, a Deputada salientou que a política é o facto de intervirmos na vida pública e deixarmos de ser meros espectadores, não nos limitando a criticar o que achamos não estar bem. Política é afinal preocuparmo-nos com os direitos dos outros, é encontrar soluções para o coletivo. Enfatizou que os alunos podem fazer a diferença, fazer a diferença na escola, nos partidos, nas associações e nos grupos desportivos. O importante é detetar os problemas e tentar encontrar soluções, lutando por objetivos comuns.














 
















         Durante a tarde decorreu o debate do Básico, subordinado ao tema: “Racismo/Preconceito/Discriminação. Ao debate.” O deputado João Almeida começou por apresentar a constituição, organização e funcionamento da Assembleia da República.
Posteriormente, entrou no tema em debate começando por colocar a questão: na sociedade portuguesa há discriminação, racismo? Ao que respondeu afirmativamente, pois há sempre um pico de discriminação em função da idade, sexo, ou orientação sexual, entre outros. No entanto, para respeitar a Constituição não poderá existir qualquer tipo de discriminação. Uma realidade que atualmente nos força a pensar neste tema é a guerra a que assistimos em certos países e que conduz aos refugiados, situação humanitária para a qual o mundo ocidental tem sido chamado a intervir. Desenvolveu este tema falando da sua experiência enquanto Secretário de Estado da Administração Interna, salientando vivências que os refugiados têm vindo a passar nos últimos meses e afirmando que devemos criar condições para que estes cidadãos voltem a ter direito a um projeto de vida.
Destacou que somos um país com boa tradição de integração de imigrantes e que a nossa história é de descoberta de novos mundos, mas também de partilha e que as novas gerações devem olhar para essa herança como um património a continuar. Apresentou como exemplos, Portugal ter sido o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte, bem como o Cônsul Aristides de Sousa Mendes, que ajudou mais de 30 000 judeus na II Guerra Mundial.
No final, o Deputado foi respondendo de forma elucidativa às questões colocadas pelos alunos, que incidiram quer sobre temas da política em geral, quer direcionadas mais especificamente ao tema em análise.