Avançar para o conteúdo principal

Parlamento dos Jovens 2015/16

Debates com a Presença de Representantes da Assembleia da República

            O programa Parlamento dos Jovens é uma atividade promovida pela Assembleia da República, com o objetivo de promover a educação para a cidadania, bem como uma maior participação cívica na vida democrática. Envolve escolas de todo o país e é composto pelas fases escolar, regional e nacional.
Tendo a Assembleia da República disponibilizado a vinda às escolas dos deputados Susana Lamas, deputada do PSD e João Almeida, deputado do CDS-PP, ambos eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, para a realização de debates, no dia 4 de janeiro decorreram no auditório da Secundária, duas sessões introdutórias ao Parlamento dos Jovens 2015/2016.
De manhã decorreu a Sessão do Secundário, subordinada ao tema: “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”. A deputada Susana Lamas começou por explicar o que é necessário para que haja um Estado, soberania, povo e território, tendo elucidado os presentes sobre o funcionamento do Estado e dos órgãos de soberania, e mais especificamente sobre a Assembleia da República.
Foi depois dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões à palestrante sobre o tema em análise, tendo estas incidido sobre a real possibilidade de que estas assimetrias possam alguma vez ser ultrapassadas e sobre possíveis soluções para a resolução do problema.
Promovendo uma autêntica aula de cidadania, a Deputada salientou que a política é o facto de intervirmos na vida pública e deixarmos de ser meros espectadores, não nos limitando a criticar o que achamos não estar bem. Política é afinal preocuparmo-nos com os direitos dos outros, é encontrar soluções para o coletivo. Enfatizou que os alunos podem fazer a diferença, fazer a diferença na escola, nos partidos, nas associações e nos grupos desportivos. O importante é detetar os problemas e tentar encontrar soluções, lutando por objetivos comuns.














 
















         Durante a tarde decorreu o debate do Básico, subordinado ao tema: “Racismo/Preconceito/Discriminação. Ao debate.” O deputado João Almeida começou por apresentar a constituição, organização e funcionamento da Assembleia da República.
Posteriormente, entrou no tema em debate começando por colocar a questão: na sociedade portuguesa há discriminação, racismo? Ao que respondeu afirmativamente, pois há sempre um pico de discriminação em função da idade, sexo, ou orientação sexual, entre outros. No entanto, para respeitar a Constituição não poderá existir qualquer tipo de discriminação. Uma realidade que atualmente nos força a pensar neste tema é a guerra a que assistimos em certos países e que conduz aos refugiados, situação humanitária para a qual o mundo ocidental tem sido chamado a intervir. Desenvolveu este tema falando da sua experiência enquanto Secretário de Estado da Administração Interna, salientando vivências que os refugiados têm vindo a passar nos últimos meses e afirmando que devemos criar condições para que estes cidadãos voltem a ter direito a um projeto de vida.
Destacou que somos um país com boa tradição de integração de imigrantes e que a nossa história é de descoberta de novos mundos, mas também de partilha e que as novas gerações devem olhar para essa herança como um património a continuar. Apresentou como exemplos, Portugal ter sido o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte, bem como o Cônsul Aristides de Sousa Mendes, que ajudou mais de 30 000 judeus na II Guerra Mundial.
No final, o Deputado foi respondendo de forma elucidativa às questões colocadas pelos alunos, que incidiram quer sobre temas da política em geral, quer direcionadas mais especificamente ao tema em análise. 

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.