Avançar para o conteúdo principal

EB1 Fontainhas e EB 1 Casaldelo visitam o Museu do Papel Moeda

                     “No Poupar Está o Ganho!” é o  Projeto de Educação Financeira em que estamos envolvidos para podermos compreender a importância do dinheiro na nossa vida.

No dia 18 de novembro, fomos visitar o Museu do Papel Moeda, da Fundação Cupertino Miranda, na Avenida da Boavista, no Porto.
Aqui, no Museu, a brincar a brincar aprendemos como devemos poupar. Vivemos algumas experiências para escolher a melhor forma de gerir o dinheiro. Respondemos a algumas questões e por cada resposta certa recebemos uma carteira com três notas: cinco euros, dez euros e vinte euros.
Descobrimos o código de um cofre que nos abriu a porta para partirmos nesta aventura.
Com o filme “ A história do dinheiro” aprendemos que o papel-moeda apareceu em Portugal, no reinado de D. Maria I e que o primeiro papel-moeda, notas do primeiro banco português (Banco do Brasil), tinha o nome de apólices do Real Erário. Nesta época o dinheiro contava-se em “Réis”.
De seguida fizemos outras atividades: estudamos o mapa da Europa, observamos as notas de Euro nos Viewmasters e descobrimos a coleção do Museu. Ficamos a saber que nem todos os países da União Europeia usam o euro como nós.
Vimos várias notas - todas verdadeiras – de países diferentes que faziam trocas comerciais com Portugal. Até vimos a primeira nota do mundo, uma nota chinesa. Era enorme!
Nesta aventura tínhamos que pagar para passarmos à fase seguinte. Por isso gastamos tudo!
Gostamos muito desta visita pois aprendemos que é preciso gerir bem o nosso dinheiro.
Para rentabilizar a viagem nesta manhã visitamos ainda o Centro de Educação Ambiental que fica num lugar maravilhoso, no Parque da Cidade do Porto, onde relembramos as regras importantes para ajudar a reciclagem.
Gostávamos muito de lá voltar!

2º Ano EB1Fontainhas e 3º Ano EB1 Casaldelo

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.