4º Ano da EB1 das Fontainhas - Visita de Estudo a Guimarães e ao Porto



     No passado dia 22 de outubro, as turmas do 4º ano de escolaridade da EB1/JI das Fontainhas foram fazer uma visita de estudo ao Paço dos Duques e Teatro Alberto Sampaio, em Guimarães e ao Museu dos Descobrimentos, no Porto.

Estávamos todos divertidos e ansiosos pela visita e, assim que chegámos a Guimarães, vimos logo a estátua de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. De seguida, fomos fazer uma viagem no tempo e encontrámos mesmo D. Afonso Henriques, que nos explicou muitas coisas sobre ele próprio e sobre a sua vida.






Fizemos depois uma visita guiada ao Paço dos Duques de Bragança. Fomos ver algumas salas, tais como, a sala dos Passos Perdidos, a sala das Armas, a sala dos Banquetes, entre outras. Estas salas tinham tapeçarias que contavam histórias do nosso povo e que também ajudavam para aquecer as mesmas. Ficamos igualmente a saber que o Paço tinha 39 lareiras e, como tal, 39 chaminés. Visitámos a capela privada, que tinha uns vitrais muito bonitos que representavam personalidades importantes da época. Vimos bancos feitos em pedra em frente às janelas, chamados de namoradeiras ou conversadeiras, e também um quarto em homenagem a D. Catarina de Bragança. Ficámos a saber que, naquele tempo, as pessoas dormiam sentadas, porque tinham medo de morrer.





Após o almoço, fomos ao Museu dos Descobrimentos, no Porto, para podermos conhecer alguns pormenores sobre os descobrimentos portugueses.








Fizemos uma visita guiada ao museu, onde vimos naus, caravelas, astrolábios, bússolas, etc. Visitámos também o interior de uma embarcação e vimos como se vivia e o que se transportava naquele tempo. Finalmente, a visita incluiu um pequeno percurso de barco pelos diferentes continentes em que os portugueses se fixaram. Pudemos observar os vários países e continentes explorados pelo povo português. Ficámos deslumbrados com as paisagens tropicais, com as plantas e os animais e até conseguimos vencer o grande Adamastor!