Avançar para o conteúdo principal

Agrupamento no Encontro Nacional Edulabs

      

Realizou-se no passado dia 23 de maio, no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, um Encontro Nacional Edulabs. Para além dos responsáveis pelo projeto Edulabs, o Encontro contou com as presenças do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, responsáveis e representantes da JP Sá Couto, Porto Editora, LeYa, Inforlândia, Bi-Bright, MicroSoft, Câmara Municipal da Lousã e Agrupamentos de Escolas onde o projeto está a ser implementado. 



      De acordo com o engenheiro Graça Bau, grande impulsionador deste projeto, a Escola deve ser capaz de produzir uma sociedade mais feliz e mais capaz. Considera, ainda, que a Escola é a fábrica de Portugueses, logo se queremos um país melhor temos de o fazer. O seu desafio é fazer nascer uma Escola laboratório de criatividade, entusiasmo, aquisição de conhecimentos e competências para o empreendedorismo e empregabilidade. Para isso a estratégia passa por uma nova política - a utilização dos Edulabs como aceleradores de um novo modelo Educativo.
      Atualmente o projeto Edulabs está implementado em 10 escolas do país, estando previsto o alargamento já no próximo ano letivo. Para a sua implementação foram atribuídos tablets e livros digitais, bem como acessos às plataformas e aplicativos das editoras, a todos os alunos e professores envolvidos. Foi feito o projeto técnico e instalada tecnologia “state of the art” nas salas de aula, baseada na investigação Intel e no trabalho desenvolvido pelos leaders do consórcio, nomeadamente LeYa, Porto Editora, JP Sá Couto, PT Inovação, Inforlândia, Globaltronic e Bi-Bright. Aproximando-se o final do ano letivo, as escolas foram convidadas a apresentar as suas experiências, no encontro que juntou todos os intervenientes neste projeto inovador não só em termos nacionais, como inclusivamente a nível internacional.
      A crescente importância da tecnologia gera a necessidade de articulação da política educativa com as prioridades e estratégias de desenvolvimento nacional. As intervenções dos oradores ao longo do dia focaram-se no desajustamento da realidade de ensino escolar em relação às exigências atuais e futuras da economia e mercado de trabalho, logo na necessidade da tecnologia ter de ser utilizada como instrumento potenciador de eficiência e resultados no processo ensino/aprendizagem. 
      Lembra-se que o Edulabs é um projeto que está a ser implementado na turma A do 7º ano de escolaridade na Escola Secundária do Agrupamento.  

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.