Agrupamento no Encontro Nacional Edulabs

      

Realizou-se no passado dia 23 de maio, no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, um Encontro Nacional Edulabs. Para além dos responsáveis pelo projeto Edulabs, o Encontro contou com as presenças do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, responsáveis e representantes da JP Sá Couto, Porto Editora, LeYa, Inforlândia, Bi-Bright, MicroSoft, Câmara Municipal da Lousã e Agrupamentos de Escolas onde o projeto está a ser implementado. 



      De acordo com o engenheiro Graça Bau, grande impulsionador deste projeto, a Escola deve ser capaz de produzir uma sociedade mais feliz e mais capaz. Considera, ainda, que a Escola é a fábrica de Portugueses, logo se queremos um país melhor temos de o fazer. O seu desafio é fazer nascer uma Escola laboratório de criatividade, entusiasmo, aquisição de conhecimentos e competências para o empreendedorismo e empregabilidade. Para isso a estratégia passa por uma nova política - a utilização dos Edulabs como aceleradores de um novo modelo Educativo.
      Atualmente o projeto Edulabs está implementado em 10 escolas do país, estando previsto o alargamento já no próximo ano letivo. Para a sua implementação foram atribuídos tablets e livros digitais, bem como acessos às plataformas e aplicativos das editoras, a todos os alunos e professores envolvidos. Foi feito o projeto técnico e instalada tecnologia “state of the art” nas salas de aula, baseada na investigação Intel e no trabalho desenvolvido pelos leaders do consórcio, nomeadamente LeYa, Porto Editora, JP Sá Couto, PT Inovação, Inforlândia, Globaltronic e Bi-Bright. Aproximando-se o final do ano letivo, as escolas foram convidadas a apresentar as suas experiências, no encontro que juntou todos os intervenientes neste projeto inovador não só em termos nacionais, como inclusivamente a nível internacional.
      A crescente importância da tecnologia gera a necessidade de articulação da política educativa com as prioridades e estratégias de desenvolvimento nacional. As intervenções dos oradores ao longo do dia focaram-se no desajustamento da realidade de ensino escolar em relação às exigências atuais e futuras da economia e mercado de trabalho, logo na necessidade da tecnologia ter de ser utilizada como instrumento potenciador de eficiência e resultados no processo ensino/aprendizagem. 
      Lembra-se que o Edulabs é um projeto que está a ser implementado na turma A do 7º ano de escolaridade na Escola Secundária do Agrupamento.