Avançar para o conteúdo principal

Projeto “Da semente à árvore” - EB 2.3

                                           





     O FUTURO é um projeto desenvolvido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), que pretende recuperar aproximadamente 100 hectares de floresta urbana. O principal objetivo é conseguir plantar e cuidar de 100.000 árvores nativas da região até 2016, ao longo das linhas de água, em áreas urbanas e em montes e serras.





        A EB 2.3 ligou-se de imediato a este projeto, tendo realizado, no dia 5 de março, uma atividade que contou com a presença de um representante do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), Eng.º Luís Corte-Real, e da Engª Vera Neves, em representação da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Esta atividade permitiu a interação destes convidados com os alunos, o que possibilitou um diálogo profícuo, que teve como enfoque a importância da floresta nativa, tendo sido também facultadas algumas informações relativas ao “saber semear” e ao “saber plantar”. É de realçar o entusiasmo e a curiosidade dos alunos, demonstrados pelas questões que colocaram.


            Neste dia foram distribuídas sementes de zelha, que os alunos colocaram em recipientes com terra, elaborados recorrendo ao aproveitamento de garrafões de plástico. Estes recipientes foram transportados para a horta da escola, onde também foi plantado um azevinho. Cada aluno recebeu também um azevinho para plantar com a sua família, até 15 de março, num local que terão de identificar numa etiqueta que foi fornecida.




       Durante o mês de maio, a mesma equipa voltará à escola para dinamizar o quarto momento deste projeto, para esclarecer sobre como colocar no mapa das árvores nativas o azevinho plantado por cada aluno.





A Coordenadora do Programa Eco Escolas
Carla Oliveira

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.